Pages

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Magret de Pato com Figo e Espinafre

O primeiro pato a gente nunca esquece! kkkkkk
Não digo que tenha dado trabalho em prepará-lo, mas a dificuldade maior foi encontrar uma receita que fosse fácil de preparar e que eu encontrasse os ingredientes. Procurei lá no meu livro presenteado e fui vendo as tecnicas de preparo. Também pedí ajuda à minha amiga francesa Julie. Fui juntando tudo e saiu essa coisa louca de um pato passado (um pouco !) do ponto, que para mim, diga-se de passagem, fora o ideal! Esqueça que pato se parece com galinha (ele sangra!)

1 pacote de peito de pato (vem 2 porções) - sal - pimenta

Comecei limpando o peito do pato sem retirar a gordura. Me livrei daquelas pontinhas de pena (canhão) lá da gordura do pato. Reservei .

obs: o preparo do peito de pato é muito rápido portanto o sal só entra mesmo quando ele for para frigideira ok?

Deixei o pato de lado e fui preparar os acompanhamentos. Primeiro o espinafre : Um maço de espinafre retiradas as folhas e passadas na água fervente com sal e escorridas e depois passada na
água  gelada e escorridas. Reservei.

Agora o molho : 1/2 l de caldo de frango (knorr) 1/2l de creme de leite fresco - 50grs de manteiga.
Levei ao fogo o caldo de frango para reduzir à metade. Coloquei o creme de leite fresco e reduzí deixando ferver. Juntei cubos de manteiga gelada . Provei o sal e reservei.

o figo : 3 figos frescos - 1/2 xícara de vinagre de vinho tinto - 1/2 xícara de vinagre balsâmico -
1/2 xícara de suco de laranja - 1/2 xícara de mel.
Levei tudo ao fogo (menos os figos!) e deixei reduzindo para formar uma calda espessa . Desliguei o fogo e coloquei lá os figos abertos ao meio no sentido do comprimento. Retirei da panela e coloquei em outro recipiente para não amolecer os figos.

 Acendí o forno em temperatura alta.

Agora vamos ao pato. Aquecí uma frigideira de fundo grosso . Salguei o pato dos dois lados e coloquei
ele virado com a gordura para baixo. Deixei aí por 3 minutos. Virei de lado para "selar". Retirei a gordura que se formou na frideira e coloquei a frigideira na forno com o peito do pato com a gordura para baixo. Deixei por 6 minutos (nem um segundo a mais hem?) Retirei do forno e deixei o pato descansando antes de partí-lo . É necessário fazer isso para que ele não sangre quando fatiado.

Agora foi só dar uma refogada ligeira no espinafre com azeite e alho (meio dente só ralado), esquentar o molho por um minutinho, deixar os figos alí pertinho e montar o prato. Todo esse preparo levou os 3 minutinhos de espera lá do pato antes de cortá-lo.
Cortei o pato na diagonal e montei o prato.
Primeiro uma porção de espinafre, o figo com calda e tudo , 4 fatias do peito de pato e o molho.
Salpiquei cebolinha bem batidinha para decorar o prato e flor de sal nas fatias do pato.
Rendeu  porções para 4 pessoas.

Esse foi o jantar da quinta-feira passada. De entrada , a sopa de alho-poró e alface, (delícia de sopa)
o pato e de sobremesa a mousse de chocolate.
O vinho foi Carmenère trazido do Chile no passeio à vinícula Concha y Toro.

  A carne ficou macia, derretendo mesmo. Só não ficou bem vermelhinha como deveria pois assim eu não comeria do pato né não! (olha não cometí o sacrilégio de servi-lo bem passado viu!). Da próxima vez farei um "sangrando"e outro "ao ponto". Pronto, falei!

2 comentários:

  1. Oi Flávia!

    A comida francesa por si só já é chic. Vai desde o nome do prato até o seu preparo, tudo simplificado e de efeito.Qualquer coisa em frances marido adora!

    bissous!

    ResponderExcluir