Nada tão nordestino do que pirão e carne de sol. E eu mais do que ninguém sou suspeita pra falar pois adoro pirão de qualquer coisa : de carne, galinha, peixe e agora na versão leite. Longe de parecer uma "papa", o pirão de leite é elegantemente melhorado com a colocação de manteiga de garrafa e cubinhos de queijo de coalho. Ficou com água na boca? Você nem imagina o sabor desse pirão! E a carne de sol recebeu um tratamento para ficar lindamente desfiada e finalizada com rodelas de cebola fatiada. Ficou chic e delicada.
A carne de sol comprada no supermercado (é mais garantido comprar lá), cortada em pedaços depois de retiradas as peles. Partí, lavei e coloquei numa panela com água para escaldar por 3 vezes.
Depois de escaldada, coloquei numa panela de pressão com 1/2 xícara d'água, tampei e deixei lá por 10 minutos depois de ter começado a ferver. Deixei sair a pressão naturalmente e então abrí a panela. Retirei porções da carne e coloquei no liquidificador para pulsar. Porções pequenas por vez.
Ficou assim, desfiadíssima!
Coloquei lá na panela de pressão um tantinho de manteiga de garrafa e as cebolas fatiadas e dourei a carne desfiada.
Agora vamos ao pirão : 1 12 xícara de leite - 3 colheres de sopa de farinha de mandioca - cubinhos
de queijo coalho - sal - pimenta moída.
Levei ao fogo o leite até que fervesse. Coloquei a farinha aos poucos, em cascata caindo do alto e
mexí vigorosamente. Coloquei uma colher de sopa de manteiga de garrafa. Corrigí o sal e moí pimenta.
Só no final e já com o fogo desligado é que coloquei os cubinhos de queijo coalho. Fica ralinho e come-se logo após preparado sem esfriar. Depois da arrumação do prato ainda ralei um tantinho de queijo por cima do pirão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário