Juro que o gosto é bem parecido com Coq- Au- Vin . E nem leva vinho tinto, ingrediente principal do cog-au-vin. Temperado de véspera, tinha a obrigação de se tornar delicioso. E cumpriu à risca a proposta.
De rápido cozimento, seria servido com arroz, mas de última hora optei por um creme ralinho de mandioca e queijo coalho. Acertei em cheio. Ficou leve e a porção foi suficiente para agradar ao apetite dos mais exigentes.
Para 3 pessoas : 6 sobrecoxas de frango - 1 cebola cortada em cubos - 3 dentes de alho ralados - 1 cerveja preta - 2 colheres de sopa de manteiga - sal e pimenta do reino - 1/2 xícara de molho shoyu.
Retirei a pele das sobrecoxas, coloquei-as num recipiente com a cerveja e o alho ,o sal e pimenta moída.
Tampei e levei à geladeira de um dia para o outro.
Esquentei uma panela de fundo grosso, coloquei a manteiga e dourei os pedaços do frango. Juntei depois a cebola em cubinhos e a cerveja. Deixei a panela destampada, abaixei o fogo e deixei por 20 minutos mexendo sempre para não grudar. Depois de cozido, juntei o molho shoyu e deixei reduzir para encorpar. Provei e corrigí o sal.
As sobrecoxas boiando no tempero e na cerveja...
antes do molho shoyu
Fiquei aquí no lero-lero na cozinha e esquecí de tirar mais fotos do final.
O creme de macaxeira (mandioca) eu fiz com sobras cozidas e congeladas (nada se perde!)
Juntei 4 pedaços de macaxeira, 500ml de leite Ninho tetra pack, sal , esquentei antes e batí pulsando no liquidificador. Provei o sal e levei ao fogo para encorpar sem deixá-lo muito duro.Para servir, ralei queijo coalho e joguei por cima.
Hummmmmmmmmmm...ficou com uma cor linda esse frango. Gostei!
ResponderExcluirBeijos,
Selma.
Oi Selma!
ResponderExcluirE a parte do frango mais saborosa é realmente a entrecoxa. Imagine então como ficou gostoso esse frango preto. E o creme de macaxeira fez uma dupla perfeita!
bjs
Passei pra te dizer que a receita é ótima! Fiz hoje pra o almoço e Paulo adorou! Modifiquei um pouquinho, usando um pouco de canela. Na hora que estava cozinhando, senti vontade de acrescentar umas duas pitadinhas de canela em pó. Ficou muito gostosa, comida reconfortante. Amei!!!
ResponderExcluirBeijos.
Selma.
No que fez muito bem! A canela está presente em quase tudo quanto é tempero, muito discretamente diga-se de passagem. Que o diga os indianos!
Excluirbjnhos