Pra quem gosta de bolo de ameixas como eu e Marido. E a combinação perfeita pra mim não é com frutas cristalizadas e sim com uvas passa. Isso sem falar que para ficar mais combinadinho então, gostinho de infância mesmo, não poderia faltar a cobertura de limão com açúcar, tipo bolo de noiva (antigo!), pois hoje a tal "pasta americana" (tenho horror dela) ganha todas as paradas. Melhor comê-lo no dia seguinte, pois ele amanhece mais perfumado e aveludado. Mas isso não se aplica a Marido (a espera), pois é saindo do forno e mal esfriado que ele pede para comê-lo.Não recomendo colocar a cobertura com ele ainda quente pois a cobertura vai afinando por conta do calor e escorrega muito pelos lados ficando embaixo, ao redor.
Nem preciso dizer a voces que foi isso mesmo o que aconteceu tamanha a pressa de Marido em partí-lo!
Ingredientes :2 xícaras de açúcar - 2 ovos inteiros - 1/2 xícara de óleo - 250grs de ameixas s/caroços - 1/2 xícara de uvas passa - 1 xícara de leite de côco (pode ser de vaca) - 2 1/2 xícaras de farinha de trigo - 1 colher de chá de fermento em pó - pitada de sal - pitada de bicarbonato
Glacê cobertura : 3 xícaras de açúcar de confeiteiro - suco de 1 limão siciliano.
Antes de bater o bolo, coloquei no liquidificador as ameixas e o leite. Batí pulsando pra ficar pedaçudo mesmo, desliguei e retirei tudo de dentro e reservei. A maioria dos bolos que faço, excluo as claras em neve, batendo sempre os ovos inteiros, clara e gema, com o açucar e o óleo (ou margarina, ou manteiga)
Não altera em nada mesmo a finalização do bolo, pois o que faz ele ficar macio é não bater nunca quando se adciona a farinha de trigo (sábio conselho de uma tia querida!). Portanto, depois de bater o aúcar, os ovos inteiros e o óleo, desligo a batedeira e misturo com o fouet o resto dos ingredientes delicadamente.
Junto agora as passas e farinha de trigo já misturada ao sal e ao bicarbonato. Untei e polvilhei uma forma
de furo no meio, coloquei a mistura que fica beeem espessa e levei ao forno médio preaquecido por 40 minutos. Desliguei, deixei esfriar e desenformei. Após isso tudo, coloquei a cobertura glacê de açúcar e limão.
Tá vendo aí como não ficou espaço nenhum pro bolo crescer? Fiz então o trucão da aba de alongamento.
Fafah, bolo lindíssimo. Também gostamos de passas e ameixas aqui em casa. Receita anotada. Beijos, Paula
ResponderExcluirjá fiz ficou delicioso......
ExcluirVou fazer delícia
ExcluirPerfeito
ResponderExcluirParabéns a receita muito fácil e um bolo delicioso, fiz e cá em casa amamos!
ResponderExcluirBah,eu amo tudo que leva ameixas. Vou fazer esse bolo,gracias!
ResponderExcluirVou fazer
ResponderExcluirHum! Vai ficar uma delicia
Deus é Fiel
Boa tarde,o glacê vai ai figo ,ou é só misturar,o açúcar de confeiconfeiteiro e o limão?
ResponderExcluirBoa tarde,o glacê vai ao fogo ,ou é só misturar,o açúcar de confeiteiro e o limão?
ResponderExcluirA cobertura não vai ao fogo, é só misturar. Coloque pouco a pouco o líquido no Glacucar para que o glacê fique encorpado; ralo ele escorre todo para o fundo da travessa.
ExcluirPode substituir o óleo por manteiga ou margarina?
ResponderExcluir