Pages

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Tiramisú


Vou confessar aquí uma coisa : eu odiava o tal do tiramisú! A primeira vez que provei do dito cujo, foi num jantar anos atrás no apartamento de uma amiga querida. Acho que ela errou na mão, sei lá, o biscoito estava boiando no caldo que só tinha gosto de café. Daí então que toda vez que me era oferecido o danado eu dizia, Não, muito obrigada! (desculpa aí ó querida amiga, pronto, falei!).
Então tomei de gosto de propósito em tirar esta sisma antiga do danado do tiramisú! Receitinha na mão, tudo alí prontinho e ví de pronto que ficaria gostoso e bem diferente daquele antes provado.

2 gemas - 50 grs de açucar - 2 colheres de sopa d'água - É o creme que faz desse tiramisú uma delícia.

Batí as gemas com o açúcar e a água com um fouet por 2 minutos.
 Agora vem a parte mais complicada pra mim. Peguei duas panelas pequenas e na primeira coloquei uma xícara d'água e levei ao fogo para ferver. Coloquei a segunda panela pequena em cima com o creme batido e mexí vigorosamente por 3 minutinhos e só!. Agora, preste atenção amiga, a água não pode jamais tocar o fundo da panela de cima ok? Dessa maneira o creme vai ficar leve que só vendo. Retirei a panela do fogo e juntei 1 colherinha de baunilha. Batí e reservei. Juntei creme cheese(200grs) e e também uma caixinha de creme de leite . Batí e levei ao congelador.



Vamos precisar de biscoito champagne (100 grs) partidos cada pedaço em 4 e uma calda de café (???)
Tem que ser beeeem leve o gosto do café viu! senão estraga o tiramisú.



Calda de café - 50 grs de açúcar - 1 1/2 xícara d'água- 1 COLHER DE CHÁ de café solúvel. Leve ao fogo e deixe ferver por 2 minutos e deixe esfriar.
                                          Agora é só montar em copinhos ou taças, vc escolhe.



1ª camada - biscoito molhado na calda de café (4 pedaços de biscoito)
2ªcamada - creme
3ªcamada - biscoito
4ª e última camada - creme
Levei direto pro congelador e ao servi,r salpiquei chocolate em pó ( do frade) por cima.


Vc pode colocar num refartário  e servir com as taças à parte, cada um colocando a sua porção. Fica melhor assim eu acho.

2 comentários: