Pages

quarta-feira, 8 de maio de 2013

Bolo Luiz Felipe com calda de Tangerina






Eu tinha uma pendenga danada com esse bolo. A receita que eu tinha era bem antiga que me foi dada por
uma amiga e acredito comadre que tava errada!  Sei lá!Mas como era possível isso se eu costumava comê-lo feito por minha mãe que ia colocando de olho mesmo os ingredientes e dava tão certo. Inclusive ela preparava a receita com queijo do reino, tipo um bombocado. Eu já tinha até desistido dele até que dei de cara com um papel com a receita , mas dessa vez com uma calda de tangerina. Nem foto tinha a receita mas
eu visualizei o bolo pronto assim mesmo. Batí palmas até depois de pronto, nem acreditei no que eu via-
 "um dos bolos mais gostosos que já preparei na vida!!!". Melhor até que o Souza Leão! Então, fiz à noite e na manhã seguinte preparei a calda e finalizei.

Nem tenho tantas fotos assim, pois fui chegando do supermercado e atacando logo as panelas para fazê-lo
e fui esquecendo de registrar. Fiz algumas fotos do celular mas nem todas ficaram boas.

ingredientes para a calda :400grs de açúcar - 125 ml d'água - 100grs de manteiga.Levei ao fogo o açúcar com a água, mexi e deixei no fogo brando até formar uma calda rala. Desliguei e coloquei a manteiga. Reservei.

ingredientes para a massa: 5 ovos grandes inteiros - 130grs de farinha de trigo - 50grs de queijo parmesão de saquinho - 240 ml de leite de coco.
Misturei a farinha de trigo com o queijo parmesão ralado e reservei. Coloquei na batedeira os ovos , claras e gemas e bati em alta velocidade por 3 minutos até dobrar de volume. Desliguei a batedeira e com o fouet fui agregando a farinha de trigo e o leite de coco alternadamente. Agora foi a vez da calda, que já estava morna. Bati com o fouet até que tudo ficasse homogêneo. Usei uma forma de aro removível de 25 cm de diâmetro apenas untada com margarina e coloquei a massa. O forno estava pré aquecido a 220Cº. Deixei no forno até ficar dourado. Retirei do forno e esperei até o dia seguinte para cobri-lo com essa calda incrível!

ingredientes para a calda de tangerina: Usei 3 dessas do tom laranja forte e retirei com uma faquinha a sua casca (sem a parte branca) e cortei-as em tirinhas. Espremi as laranjas e também meio limão. Juntei uma xícara de açúcar e liguei o fogo, deixando-o bem baixo após ferver. Já perto de desligar, coloquei as tirinhas da tangerina.Depois que esfriou, ficou mais consistente, portanto não deixe ficar tão grossa.

3 tangerinas grandes - 1/2 limão thaiti grande ou 1 pequeno - 1 xícara de açúcar - tirinhas das cascas de 1 tangerina.








3 comentários:

  1. QUERO MUITO FAZER! fIQUEI LOUCA PARA PROVAR

    ResponderExcluir
  2. Oi Fafah
    A cara do bolo é maravilhosa e muito apetitosa, entretanto, acho que ele dá muito trabalho pra fazer, não.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  3. MeoDeos, o que signifca isso?! Senti o gostinho só olhando pra foto!
    Ai Fafah, por isso que gosto de vc!
    Feliz dia das mães!
    bjs

    ResponderExcluir