Pages

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Risoto com Alcachofras e Pancetta



O risoto surgiu após eu ter encontrado um frasco de alcachofras na despensa ,e na geladeira bem escondidinho achei uma bandeja de pancetta. Já fui logo mentalizando o risoto e preparei do modo básico sem muitas firulinhas.

1 1/2l de caldo de legumes (2 cubinhos de knorr ok!) fervente. Preparei meu caldo e deixei lá no foguinho baixo.

3 colheres de sopa de manteiga
1 cebola media picadissíma
2 xícaras de arroz arbório
1/2 copo americano de vinho branco
1 frasco de alcachofras em conserva picadas grosseiramente (uns 10 corações)
sal
pimenta moida
salsinha picada
mais 1 colher de sopa de manteiga para finalizar.

Piquei a cebola e a salsinha. Usei uma panela de fundo grosso aquecida e então coloquei as 3 colheres de sopa de manteiga. Juntei a cebola, mexí por 1/2 minuto e juntei o arroz. Agora foi a vez do vinho branco e deixei evaporar para em seguida juntar o caldo de legumes, aos poucos, mexendo , para que o arroz solte todo o amido e fique cremoso. Então juntei a metade das alcachofras reservando a outra metade para o
final junto com a salsinha picada. Enquanto o risoto cozinhava, coloquei a pancetta numa frigideira para dourá-lo um pouco , escorri num papel e em seguida dei uma quebrada neles. (ficam crocantes!)
Lembro que o fogo do risoto tem que ser baixo para que o caldo não seque tão rapidamente e ele fique cru. Esse processo para atingir a metade do cozimento durou 10 minutos. Após esse tempo coloquei a outra metade das alcachofras e a salsa. Juntei mais caldo de legumes tendo o cuidado de deixar apenas umas 2 xícaras para a finalização do risoto. Desliguei quando havia ainda bastante caldo, de propósito mesmo e dando 3 minutos para que a sua cremosidade fosse finalizada. Então juntei mais 1 colher de manteiga, e o resto do caldo reservado e servi os pratos. Risoto no centro, pancetta no topo e ralei queijo grana padano
em lascas.



            Primeiro a manteiga, depois a cebola, o arroz e o vinho. Um minuto de diferença entre um ingrediente e outro para entrar na panela ok!




                    Agora o caldo, fervendo. Usei a metade, mexi e fui dando mexidinhas por uns 6 a 8 minutos,




             Na metade do caminho, já com a metade das alcachofras, o arroz começou a soltar o amido e a
           ficar cremoso.



        Agora sim, coloquei a outra metade das alcachofras e a salsinha e quase todo o caldo restante tendo o cuidado de separar 2 xícaras dele para finalizar o risoto mais adiante.



          Desliguei assim, com bastante caldo ainda, Tampei a panela e esperei 3 minutos. Abri então a panela e coloquei as 2 xícaras do caldo reservado e mais 1 colher de sopa de manteiga. Provei e corrigi o sal e servi com a pancetta picadinha e queijo tipo  grana padano em lascas.



            Isso aí é o caldo de legumes reservado. Apenas um fundinho de panela



         Pancetta: é o bacon dos italianos, com muito menos gordura! Coloquei numa frigideira aquecida para dar crocância a mais ao prato.








5 comentários:

  1. Oi Fafah
    Delícia de prato e muito chique.
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cissa!

      E o melhor é que ele pode ser prato único e é muito chic
      também!

      bjnhs e bom fim de semana!

      Excluir
  2. Fafah!

    Perdi o medo de fazer risoto por sua conta! hahaha
    A única dúvida que fico é sobre o ponto certo do grão, mas como nunca faço pra outras pessoas, somente pro Paulo, deixo ao nosso gosto, nem mole, nem " al dente", entre um e outro.
    E Paulo viu o programa culinário preferido dele, Tempero de Família, e viu o Rodrigo preparar um risoto de mexilhões e foi pra cozinha preparar um também. A última que meu marido aprendeu foi desossar frango e eu amei mais essas. O recheio? Peguei uma receita tua de almondegas de frango e taquei no bichinho. Ficou lindo!
    Tentei te adicionar no face, mas não consegui.
    Depois te mando as fotos.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Selminha!

    Menina de sorte vc hem? Maridinho fazendo um frango desossado não tem comparação!
    Nota 10 pra ele! Eu adoro o Rodrigo Hillbert e aquele jeito de moleque dele! E se a receita de almôndegas do Panelinha da Fafah deram certo com o frango, valeu então a existência do blog!
    E qto ao risoto, não tem mistério, quanto mais vc faz mais ele dá certo!

    bjnhs amiga, pra vc e pro Paulo!

    ResponderExcluir
  4. tem mais, manda as fotos do danado do frango pra eu colocar aqui ok!

    bjnhs////////////

    ResponderExcluir