Pages

domingo, 10 de junho de 2012

Lagosta Dourada na Manteiga


Essa lagosta já estava guardada prontinha para usar. Era pra ser o prato principal do aniversário de Marília mas de última hora ela trocou por um prato com camarões. Já estava pré cozida e congelada. Mesmo assim, ela não perdeu nadinha do seu sabor fresco, já que antes ela fora comprada  crua e tudo mais.


Foram 8 caudas enormes de lagosta fresquinhas. Coloquei água e sal no caldeirão e deixei levantar fervura.
Coloquei então as caudas e deixei ferver por 3 minutos apenas. Escorrí, deixei esfriar e retirei a carcaça.
Abrí cada cauda  ao meio no sentido do comprimento e retirei a tripa da lagosta. Guardei em um saco bem fechadinha (retirei o ar) e congelei.

O descongelamento (lento) me garantiu o sabor autêntico da lagosta. De véspera retirei-a do freezer e coloquei-a na parte de baixo da geladeira. No dia seguinte já estava sem o gelo. Enxuguei com um paninho, ralei pimenta e reservei; Aquecí uma frigideira, coloquei 2 colheres de sopa de manteiga e depois de bem aquecida coloquei as lagosta. Dois dentes de alho abertos ao meio, foram colocados também para garantir um gostinho a mais.


Depois que coloquei as lagostas não fiquei mexendo, deixei lá todas paradinhas. Só 3 minutos e virei de lado. Só agora salguei, revirei e salguei do outro lado. Pronto, 3 minutos de um lado e mais 3 minutos do outro e nem mais um segundo, senão fica dura. À propósito, camarão e lagosta quanto mais tempo ficar no fogo, mais duro fica.




(Xiii, esquecí de levar o talher de peixe para a praia). Serví também à parte, manteiga derretida para regar as lagostas e melhorar ainda mais o prato.



Um comentário:

  1. Fafah,

    Hoje fiz a lagosta aqui em casa e adoramos...pena que comprei somente duas (eu e meu marido) pq eu nao estava muito convencida que iria dar certo, adoramos o resultado!!!

    obrigadinha.
    Juliane

    ResponderExcluir