Pages

sábado, 19 de janeiro de 2013

Bolo de Ameixas com Passas


Pra quem gosta de bolo de ameixas como eu e Marido. E a combinação perfeita pra mim não é com frutas cristalizadas e sim com uvas passa. Isso sem falar que para ficar mais combinadinho então, gostinho de infância mesmo, não poderia faltar a cobertura de limão com açúcar, tipo bolo de noiva (antigo!), pois hoje a tal "pasta americana" (tenho horror dela) ganha todas as paradas. Melhor comê-lo no dia seguinte, pois ele amanhece mais perfumado e aveludado. Mas isso não se aplica a Marido (a espera), pois é saindo do forno e mal esfriado que ele pede para comê-lo.Não recomendo colocar a cobertura com ele ainda quente pois a cobertura vai afinando por conta do calor e escorrega muito pelos lados ficando embaixo, ao redor.
Nem preciso dizer a voces que foi isso mesmo o que aconteceu tamanha a pressa de Marido em partí-lo!




Ingredientes :2 xícaras de açúcar - 2 ovos inteiros - 1/2 xícara de óleo - 250grs de ameixas s/caroços - 1/2 xícara de uvas passa - 1 xícara de leite de côco (pode ser de vaca) - 2 1/2 xícaras de farinha de trigo - 1 colher de chá de fermento em pó - pitada de sal - pitada de bicarbonato
Glacê cobertura : 3 xícaras de açúcar de confeiteiro - suco de 1 limão siciliano.

Antes de bater o bolo, coloquei no liquidificador as ameixas e o leite. Batí pulsando pra ficar pedaçudo mesmo, desliguei e retirei tudo de dentro e reservei.  A maioria dos bolos que faço, excluo as claras em neve, batendo sempre os ovos inteiros, clara e gema, com o açucar e o óleo (ou margarina, ou manteiga)
Não altera em nada mesmo a finalização do bolo, pois o que faz ele ficar macio é não bater nunca quando se adciona a farinha de trigo (sábio conselho de uma tia querida!). Portanto, depois de bater o aúcar, os ovos inteiros e o óleo, desligo a batedeira e misturo com o fouet o resto dos ingredientes delicadamente.
Junto agora as passas e farinha de trigo já misturada ao sal e ao bicarbonato. Untei e polvilhei uma forma
de furo no meio, coloquei a mistura que fica beeem espessa e levei ao forno médio preaquecido por 40 minutos. Desliguei, deixei esfriar e desenformei. Após isso tudo, coloquei a cobertura glacê de açúcar e limão.


A minha forma era pequena de pudim e ficou a continha da massa do bolo, então fiz uma abinha de papel aluminio ao redor da forma alongando a sua altura. Deu certo visse! O bolo cresceu que só, mas depois ele abaixou um pouco.


          Tá vendo aí como não ficou espaço nenhum pro bolo crescer? Fiz então o trucão da aba de alongamento.




2 comentários:

  1. Fafah, bolo lindíssimo. Também gostamos de passas e ameixas aqui em casa. Receita anotada. Beijos, Paula

    ResponderExcluir