Pages

quinta-feira, 11 de abril de 2013

Pudim de Pão



Ando seriamente preocupada com nossas receitas antigas. Será que elas sobreviverão? Sei não!
Perguntem aos seus filhos se eles conhecem "pudim de pão"! kkkkkkk vai ser a resposta certamente.
Agora um petit gateau, brownie, cupcake, aí sim!Pudim de pão é uma receita digamos, em extinção. Daqui a pouco ninguem vai lembrar dela acredito. Então, mas como ela foi "pintar" aqui no blog? Dias atrás meu querido cunhado venezuelano perguntou-me se eu conhecia o pudim de pão da Confeitaria Colombo. Durante sua permanencia no Rio de Janeiro durante o carnaval, ele experimentou o "melhor pudim da sua vida". - Vc sabe a receita? Coloca pra mim a receita no Panelinha da Fafah, urgente!. Bom, caiu no esquecimento e vez por outra ele me ligava cobrando a danada. Eu ficava com vergonha e finalmente coloco aquí a tal receita. Não sei se ficou igual (eu não provei o pudim de lá da Colombo) mas se ficou gostoso ah isso eu garanto!


Fui logo preparar a calda de ameixas. Um pacotinho pequeno daqueles de supermercado, sem os caroços, uma xícara d'água e 1 xícara rasa de açúcar. Mexí e levei ao fogo para amolecer as ameixas. Reservei.

Numa forma de bolo inglês coloquei 1 xícara de açúcar e levei ao fogo para caramelar. Pincelei todo o caramelo pelas bordas e reservei. Cortei dois pães pequenos, 2 cm de largura e arrumei lá dentro da forma caramelada. Reservei.

Coloquei 3 ovos inteiros, gemas e claras, no liquidificador, juntei 500ml de leite e 2 xícaras rasas de açúcar. Batí e ralei as cascas de 1 limão e coloquei lá dentro. Agora foi só colocar a massa dentro da forma e levar ao forno preaquecido por 40 minutos, deixar esfriar e desenformar. Regar com a calda de ameixas e colocar as ameixas cozidas por cima e ao redor do pudim. Servir bem gelado.


para a calda : 1 xícara d'água- 1 xícara de açúcar - 200 grs de ameixas s/caroço.

para o caramelo : 1 forma de bolo ingles caramelada c/1 xícara de açúcar. Levar ao fogo até formar um caramelo claro.2 pães franceses em fatias de 2 cm para forrar a forma por cima da calda de caramelo..

pudim : 3 ovos inteiros - 500ml de leite - 2 xícaras rasas de açúcar - raspas de 1 limão.





*- quando a gente coloca a massa do pudim na forma as fatias de pão sobem à superfície viu!

8 comentários:

  1. Oi Fafah!

    Amei essa sua receita de pudim de pão. Ela é totalmente diferente da que a minha mãe fazia quando eu era criança. A dela, levava um pouco de canela e tudo era batido no liquidificador. Lembro que o pudim ficava um pouco escuro. Talvez por conta da canela.
    De tanto ela fazer acabei enjoando.
    Mas esse seu está bem apetitoso e úmido, muito diferente mesmo dos que eu já comi.

    Adorei!

    Beijos

    Selma

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Selma!

      Coloquei com casca e tudo mas tive uma surpresa ao colocar a massa por cima. As fatias subiram e da próxima vez colocarei um pouco da massa, vou deixar o pão embeber tudo e depois colocar o restante pra ver se as fatias ficam lá em baixo ok!

      É uma delícia esse pudim menina! A receita é da Confeitaria Colombo lá do Rio de Janeiro.

      bjnhs////////

      Excluir
  2. Oi Fafah
    Mas que cara maravilhosa do seu pudim de pão, apetitoso demais.
    Você tem razão ninguém mais usa fazer este pudim. Anos atrás, minhas filhas eram bem pequenas tive uma empregada ótima, de forno e fogão, nos finais de semana ela sempre fazia uma sobremesa, pudim de pão era uma delas, se não me falha a memória foi a última vez que comi, isto há uns 22 anos.
    Preciso fazer um destes com urgência.
    Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cissa!

      Eu já havia feito antes mas com outra receita, mas essa
      é muito mais gostosa que a m inha receita de antes viu!


      bjnhs///////

      Excluir
  3. Oi Fafah! É mesmo... Minha avó e minhas tias faziam um pudim de pão inesquecível, inigualável. Vendo sua receita, senti muita saudades. Seu pudim parece delicioso e sendo a receita do 'melhor pudim' da confeitaria Colombo. Ahhh... me arriscarei a fazê-la em breve. Um grande beijo, Paula

    ResponderExcluir
  4. Cobre a forma com papel aluminio e assa em banho maria?

    ResponderExcluir
  5. Olá Aroldo!

    Não, não assei em banho-maria e tampouco cobri com papel alumínio. Mas acredito que funciona
    também dessa maneira aí viu, até porque, senti
    dificuldade em desenformá-lo no final acredita.
    Talvez tenha sido isso.

    obrigada pela visita!

    ResponderExcluir