Pages

domingo, 17 de junho de 2012

Tortinha de Queijo


Sem idéias para o domingo, dei uma olhada na geladeira em busca de inspiração (fala sério! inspiração na geladeira? sei não!) Ela estava abarrotada de coisinhas faz duas semanas e fui usando, usando e para evitar o desperdício, optei por não comprar nada no mercado dessa vez. (vc acredita nisso? para não perder o costume, trouxe "algumas coisinhas" de casa!). Bom, havia um saco cheio de pedaços de queijos e então resolví fazer umas tortinhas, umas pequenas e outras nem tão pequenas assim. Não fiz quiche, mas acredita que a torta ficou parecida, não digo irmã, mas prima da quiche? A massa é mais levinha e não pesa tanto no estomago (conheço pessoas que não  podem nem olhar para uma quiche que já sentem azia acredita?). A massa dessa tortinha é uma adptação da massa podre. A diferença é que troquei o açúcar da receita por parmesão ralado.

massa : 250grs de farinha de trigo - 1/2 xícara de queijo parmesão ralado fininho - 120grs de manteiga gelada em cubos - 6 colheres de sopa d'água gelada - sal.

Misturei a farinha de trigo com o queijo parmesão e juntei os cubinhos da manteiga gelada e esfarelei. Fui juntando a água aos poucos até ficar com a consistência homogênea. Coloquei dentro da geladeira por 20 minutos.

Forrei forminhas - duas maiores e 6 retangulares pequenas, coloquei papel alumínio dentro e levei ao forno médio por 15 minutos. Retirei do forno e enchí cada forminha com o recheio e levei de volta ao forno. Deixei por 20 minutos até que dourassem. Retirei, deixei esfriar e desenformei.


Recheio : 3 xícaras de queijos diversos ralados (parmesão - reino - minas - gruyère ) 2 ovos inteiros -             1 1/4xícara de  leite - sal - pimenta moída (opcional)

                              Forminhas quadradas de cerâmica (só na TokStok, andei por tudo qto foi canto e só                                                              encontrei por lá).
            Forminhas prontas para entrar no forno. Não coloco feijões, apenas o papel alumínio que já                                                           já  resolve. Levei ao forno médio por 15 minutos.

                                                     saindo do forno.


Salpiquei páprica picante .





7 comentários:

  1. Ei Fafah
    Que lindinhas as forminhas retangulares, não conhecia.
    Estas tortinhas estão com uma carinha deliciosa, posso imaginar a gostosura.
    Beijo e boa noite.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Procurava por elas faz tempo amiga, até que finalmente elas apareceram
      na TokStok. Ficaram sim bem gostosas as tortinhas, e de tão leves nem pesaram no estomago, pois dupla massa e queijo é imbatível pra mim!

      bjs Maria Célia!

      Excluir
  2. Que lindas que ficam, Fafah!
    Adorei!
    Beijos!
    Selma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem bonitinhas reconheço, e o aroma e o sabor amiga, faz e me conta!

      bjnhs

      Excluir
  3. Como boa mineira que sou: AMOOOOOOO tudo que é de queijo!! Já anotei a receita!! bjinho!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mineira é? Terra boa! Então, aproveita esse trem aí menina!

      bjks

      Excluir
  4. Oi Fafah!
    Farei sim!
    Mais uma vez, agradeço toda a delicadeza e carinho comigo. Adorei!
    Postei foto lá no blog.
    Beijos!

    ResponderExcluir