Pages

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Carne Louca!


Carne enlouquecidamente boa! Culpa da Allana que me pediu uma receita de carne louca. Mas quase enlouquecí ao prepará-la. Explico: com a sala em reforma e sendo hoje o dia da colocação do sinteco
no piso de madeira, a entrada ficou pela cozinha. Ok. E então com todo mundo chegando e sentindo
o cheirinho da danada, ficou difícil controlar os famintos. Corrí e cometí alguns errinhos básicos tipo: paciência na hora de desfiá-la. Teria que ser com ela fria, mas fiz com ela pelando pois estava escutando:
-mãe, tá pronta? a todo instante. Surtei!!!

  tempero da carne
1 lombo paulista de 800 grs - 2 dentes de alho - 2 colheres de sopa de molho shoyu - pimenta moída -
1 colher de sopa de azeite de oliva - 2 colheres de sopa de sopa creme de cebola .

complementos:
1 pimentão vermelho pequeno - 1 pimentão amarelo pequeno - 1 tomate médio em cubinhos - 1 cebola roxa em cubinhos - 10 azeitonas verde picada - salsinha picada - 2 colheres de sopa de vinagre - suco de 1 limão thaiti.








Pra quem não conhece : lombo paulista ou lagarto












 Os temperos : alho ralado, molho shoyu, pimenta,
e o pó para sopa creme de cebola.











Coloquei a carne no saco plástico, amarrei e deixei
por 3 horas tomando gosto.







Uma coisa super importante ´: não coloquei SAL. Nem precisa, pois a carne leva sopa creme de cebola, molho shoyu, vinagre e suco de limão. Pra quê sal?  Se vc colocar vai salgar por demais viu!


Enquanto a carne ficava lá no tempero, fui cuidar dos pimentões. Lavei, sequei e levei ao forno na temperatura alta até quase pretecer. Retirei, coloquei num saco p´lástico para "suar" e desgrudar a pele.
Deixei lá no saco para esfriar. Depois retirei a pele e cortei em tirinhas. Reservei.







Tomando um "bronze" no forno.












Suando agora no saquinho...













Já sem a pele.... (saiu fácil, fácil!)












O quinteto já prontinho : cebola,pimentões, tomate, salsinha e as azeitonas. Tudo picado bem pequenininho ok?










 Misturei tudo e juntei o vinagre e o suco de limão.    Provei. Delícia viu!






Depois de tudo pronto e reservado, cuidei da carne. Retirei a carne de dentro do saco, escorrí todo o tempero colocando num copo refratário e juntei mais 2 xícaras d'água.. Reservei. Aquecí uma panela de pressão e coloquei dentro 2 colheres de sopa de azeite. Dourei a carne de todos os lados. Juntei a água com a marinada , tampei a panela e deixei por 1 hora e 15 minutos, após a panela apitar .Ficou no fogo bem baixinho. Após esse tempo desliguei a panela, deixei sair a pressão naturalmente e retirei a carne. Partí em fatias e desfiei (na carreira pois o povo já estava enlouquecido com o cheiro da carne!!!)-  Calma gente! já já sai! Ainda deu tempo de pegar uns brioches no freezer, abrí-los, colocar tantinho da carne já louca, untá-los com manteiga e salpicar parmesão e levar ao forninho para gratinar. Perfeito! Pá-pum, num piscar de olhos foram devorados.

                                               carne  pronta...


                                                        desfiando...


                            na carreira, borrei a foto....


                                                     com brioches...

                                                            


                                  no pão francês...



3 comentários:

  1. FAFAAAAAAAH QUE DELÍCIAAAAAAAA! :D

    Vou fazer exatamente do jeitinho que você ensinou! E ainda curti muito a ideia do briochezinho, pra festinha ele deve ficar mais legal ainda, porque já consigo imaginar o melelê na mesa depois de algumas cervejas! hehehe
    Obrigado mesmo pela receita e pela inspiração!

    Mas fiquei curiosa com uma coisa, porque tira a pele do pimentão? Faz mal é? Nunca tirei, nem sabia que se tirava! rsrsrs mas ainda tenho muito a aprender né?
    Outra coisa, lembrei de ti porque na Americanas do Shopping Boa Vista, aquele livrão da Dona Benta tava 19,90! Não sei se você tem, mas me pareceu tentador!

    ResponderExcluir
  2. Oi Allana!

    A casca do pimentão é retirada para facilitar na digestão. Se não for feito isso, vc vai ficar sentindo a "presença" dele por um tempão no estomago viu!
    Quanto ao livro da dona Benta, tenho duas edições : uma de 1952 e a mais atual que ganhei do meu filho. Já falei sobre eles antes numa postagem do Panelinha da Fafah. Procura lá cima no blog em PESQUISAR que vc vai ler uma história interessante.

    bjs e uma boa semana pra vc!

    ResponderExcluir