Pages

sábado, 8 de dezembro de 2012

Dobradinha


Ou você ama ou odeia. No meu caso, amo muito! Nem sei dizer a origem do prato e acredito que seja português. Não tive o costume de comê-la quando criança, pois a minha mãe odiava! Tomei conhecimento dela anos atrás quando marido trouxe um potinho do supermercado. Era da marca "do Gordo" que naquela época dominava o mercado no quesito "comida congelada pra levar pra casa". Tinha feijoada, sarapatel e a dobradinha. Esquentei na panela e então depois de prová-la fiquei fã. Vez por outra faço em casa mas só eu e marido comemos e meus filhos odeiam. Teve a aprovação imediata de marido por se parecer com o tão gostoso prato que ele costumava comer no Crato de nome Macunzá. A diferença está no milho, que não consta na dobradinha. Já vi receitas em que a batata entrava mas para ser sincera achei que não combinava.

Ingredientes comprado sempre no supermercado que já me garante a qualidade . Dois pacotes pequenos de "bucho bovino", 1 paio, 2 linguiças mistas, 300grs de carne de charque, 1 pacote de 500grs de feijão branco - 1 cabeça de alho - salsinha - 1 tomate - 1/2 cebola - sal - pimenta- 2 folhas de louro.




Lavei o bucho, parti em pedaços pequenos passei suco de 1 limão e escaldei. Cortei em quadrados o paio a carne seca e a linguiça. Escaldei também. Misturei as carnes com o alho ralado e refoguei no azeite.



Juntei ao refogado salsinha e colorau. Tampei coloquei as 2 folhas de louro. Juntei tudo: o bucho escaldado, as carnes e o feijão. Coloquei 2 litros d'água fervendo e coloquei na panela. Tampei e deixei por 1 hora no fogo médio. Completei com mais um pouco d'água de deixei por mais 1 hora. Retemperei. Piquei agora o tomate, a cebola, mais alho e salsinha. Refoguei no óleo e juntei à dobradinha. Deixei por mais 20 minutos.

                                                 ré tempero



                     (a fervura atrapalhou na hora da foto)




                         repeteco de marido...



2 comentários:

  1. No Ceará, há o Munguzá salgado que é feito com milho e carnes da dobradinha. Em Pernambuco, há o Munguzá doce, com leite de coco e canela. Provavelmente seu marido sente falta do Munguzá salgado que é típico do interior do Ceará.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gaio! Sim ele sente falta e lá eles chamam de macunzá mesmo. Cada região uma pronuncia diferente. Sou de Pernambuco e aqui comemos o manguzá doce. Salgado nunca! Mas a dobradinha é bem parecida especialmente no sabor. Já coloquei aqui no blog a receita de Macunzá. Veja lá em Pesqisar. Um abraço!

      Excluir