Pages

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Filé de Tilápia ao Molho de Tamarindo



Dessa vez os filés foram bem escolhidos : enooormes! O resultado , foi que eu tive dificuldade em virá-los na frigideira e acabei quebrando em algumas partes. mesmo usando duas espátulas (faltou paciência nessa hora!) A novidade foi o molho de acompanhamento, tamarindo, que acrescentou ao prato um leve toque
agridoce (adoro). Poderia ter sido também esse molho de maracujá, laranja, pitanga, manga etc...






A vagem do tamarino. Usei seis delas...





Separei as sementes...











Coloquei numa jarra refratária e juntei 300ml d'água
quente. Deixei por 10 minutinhos e então só pulsei no liquidificador para separar as semente e coei o caldo.
 









Juntei ao caldo, 4 colheres de sopa de açúcar mascavo e deixei encorpar por 5 minutos e pronto.













Dois filés enormes de tilápia, temperados com limão,
sal e pimenta moída. Dourei na frigideira com 1 colher de sopa de azeite e passei neles um tantinho de nada de farinha de trigo para não grudar.








Virei de lado, mas não tive o devido cuidado e acabei quebrando as beiradas. Juntei meia cebola picadinha nessa hora para agregar mais sabor ao peixe. Aliás , essse é um truque que aprendí e que coloca mais sabor aos pratos na finalização. Cuidado então para que a cebola não queime tanto ok? E ela só entra no final mesmo. Nessa hora, juntei mais um pouco de azeite nos filés de tilápia para dar brilho ao prato.



Foi servido com uma salada básica e acompanhado de arroz integral bem cozido (detesto quando ele está muito duro). Em primeiro lugar coloquei a forminha de arroz (4 colheres de sopa de arroz num ramequim pequeno bezuntado de azeite). Não retirei a forma ainda e já coloquei os filés e por toda a sua volta o molho de tamarindo. Por fim, retirei o ramequim e deu tudo certo. Antes retirava logo o danado e ao mexer com o prato para a colocação dos outros componentes, desabava tudo.




Finalizado com cubinhos de cebola e hortelã picadinha.


2 comentários:

  1. ai Fafah que delicia, amo tamarindo, com com o sabor delicado do peixe, deve ficar uma delicia.


    baci

    ResponderExcluir
  2. Oi Fafah!!!!

    Que peixe maravilhosamente lindo !!!

    Menina esse molho deve ser tudo de bom. Adoro o sabor do tamarindo, sabe raspadinha de tamarindo? Minha paixonite nesse verão!!!

    Beijos


    Selma

    ResponderExcluir