Pages

domingo, 2 de outubro de 2011

American Pie

A famosa torta americana!

Não posso afirmar ser esta receita autêntica, mas confirmo  ser o sabor  dos melhores já provados.
Uma dúvida apenas pairou, pois a receita mandava colocar na massa 1 ovo batido e  este
item não constava lá nos ingredientes. Fiquei na dúvida: coloco ou não coloco? Vai então o ovo.
De imediato sentí assim que o coloquei que não teria sido a opção certa, mas já que coloquei...
Arrumei colocando mais um tantinho de farinha de trigo (ficou molenga). Isso me ocorreu por duas vezes nesses dias. A primeira vez foi com uma receita de pão de ameixa e a outra com essa torta. Terei mais cuidado daqui por diante!  Valeu a minha experiencia com
receitas, acumulada ao longo dos anos senão ia tudo pro beleléu!

Massa:
500grs de farinha de trigo - 250 grs de manteiga em cubos gelada - 40grs de açucar
5 colheres de sopa de água gelada - pitada de sal - 1 ovo batido ligeiramente.
Recheio:
1kg de maças vermelhas - 150grs de açucar - 1 1/2 colher de sopa de farinha de trigo
1 colher de café de canela em pó - casca ralada de 1 limão- noz .moscada 

Preparei a massa colocando os pedacinhos de manteiga gelados e fazendo uma farofa com a farinha de trigo
já misturada ao açucar. Coloquei a água gelada e em seguida o ovo ligeiramente batido. Ficou meio mole mas fui colocando mais farinha de trigo aos poucos até dar a consistência certa. Fiz uma bola, coloquei-a num saco plástico e levei-a à geladeira por meia hora. Tempo certinho de preparar o recheio.

A receita mandava que a casca da maçã deveria ser retirada, mas certamente ficaria melhor com ela viu!
Tirei o miolo e cortei em cubos pequenos. Misturei antes os ingredientes secos e em seguida juntei às maçãs.
Reservei e fui cuidar de abrir a massa.

Dividí em duas porções : uma para a forma e a outra para cobrir a torta. Joguei farinha de trigo na bancada
e abrí com um rolo devegar pois a massa tende a grudar nele.Depois coloquei lá  na forma já untada e polvilhada. Coloquei o recheio (que não vai ao fogo!) e tampei com o outro disco de massa.
Agora, é´preciso muito cuidado nessa hora. Antes coloquei um plástico por baixo de massa antes de abrí-la.
Passei o rolo normalmente e suspendí o plástico e tampei a torta. Retirei o plástico em seguida , dei alguns
cortes na massa (para sair o vapor) e passei uma gema com um tantinho de manteiga derretida para dar
aquele tom dourado .

antes de assar


                                           mas o cheiro dessa torta assando é tão bom....

Um comentário:

  1. Enquanto eu lia essa receita eu sentia o cheirinho da torta!! infelizmente, ainda, não é pro meu nível! fico com as mais simples por enquanto rsrs errei esses dias a medida do óleo pra fazer um pão de queijo xD mas posso dizer que eu fiz um Nhoque, massa caseira! e ficou uma delicia!! mas a cozinha ficou um caos!!! kkkk bjos

    ResponderExcluir