Pages

sábado, 5 de maio de 2012

Manjar


Uma das mais antigas sobremesas e lembro ter sido apresentada a ela na casa da minha avó paterna. Confesso que naquela época não gostava tanto assim , achava meio aguada e detestava ameixas. Além do manjar de côco, eu também corria do doce de figos (odiava!). Hoje tolero muito bem qualquer um deles, e o aroma da calda de ameixas é irresistível pra mim. Fui meio que de improviso nos ingredientes pois me faltava a maizena e
arrisquei ,substituindo por farinha de trigo e deu certo . A razão do manjar, fora a compra de uma forma de silicone para pudim adquirida recentemente.

Ingredientes : 1 lata de leite condensado - 2 latas de leite (usei a medida da lata do leite condensado)            
                      3 colheres de sopa de maizena - 1 vidro pequeno de leite de côco (200ml).

Para facilitar, batí todos os ingredientes no liquidificador e levei ao fogo médio mexendo sem parar até engrossar e cozinhar. Molhei uma forma de buraco no meio e coloquei o creme e levei à geladeira   de
um dia para o outro até firmar.



No dia seguinte desenformei e coloquei a calda (fria) de ameixas. E por que fria: porque se colocar quente ela vai rachar o manjar como aconteceu com o meu manjar. Rachou! (pouco, mais rachou).

calda de ameixas :  12 ameixas sem caroço - 1/2 xícara de açúcar - 1 xícara d'água.
Leve ao fogo médio até que a calda engrosse um pouco. Deixe esfriar e regue o manjar.








2 comentários:

  1. Hoooo florzinha....por isso que adoro esse blog. Ele faz voltar láaaaa trás. Me leva de volta pra infância. Mainha fazia sempre manjar. Ela fazia também um com uma parte de chocolate. Coco e chocolate, com calda de ameixa, porque meu irmão só comia se tivesse a "parte preta". Amei!
    Beijos,
    Selma.

    ResponderExcluir
  2. é mesmo Selma, e hj em dia é muito difícil a gente ver um manjar dando sopa por aí. É coisa de gente antiga... (like me)


    bjnhos

    ResponderExcluir