Pages

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Bolo Estrelado


Quase igual ao do ano passado, apenas diferente na receita. Não fiquei tão satisfeita assim com a receita antiga e dessa vez mudei, acredito que pra melhor. Não leva leite e portanto dura bem fora da geladeira
mas recomendei que fosse colocado lá pois fiquei meio desconfiada com a banana como ingrediente.
Ficou um bolo  perfumado, a cara do Natal pois além de tudo tem nozes, passas, frutas cristalizadas e vinho Moscatel. Por ter levado raspas de limão e laranja, ficou meio primo do panettone. Cortado em fatias bem fininhas e acompanhado de queijo do reino, é pareo durissímo para o bolo de rolo pernambucano.
Vai bem com guaraná geladinho ou espumante rosé. É só ousar!

ingredientes : 1 3/4 xícara de farinha de trigo c/fermento - 2 colheres de chá de fermento em pó - 1/2  xícara de manteiga derretida - 2/3 xícara de açucar refinado - 2 ovos grandes inteiros - 3 bananas maduras amassadas - raspas de 1 limão thaiti - raspas de 1 laranja - 1/2 xícara de vinho Moscatel (licoroso) - 1/2 xícara de noz picada - 1/4 xícara de macadâmia ou lascas de amendôas - 1/4 xícara de uvas passa 1/4 de frutas cristalizadas - pitada de sal.

Na batedereira coloquei o açucar, os ovos inteiros e a manteiga derretida e batí em velocidade alta por 3 minutos. Abaixei a velocidade e coloquei as raspas do limão e da laranja e a banana. Batí por meio minuto. Juntei o vivnho Moscatel e desliguei a batedeira. Misturei delicadamente com o fouet a farinha de trigo com o fermento e o sal e depois juntei as frutas cristalizadas, as passas, as nozes e a macadâmia.Forma untada apenas. Forno a 170ºC por 45 minutos e mais 10 minutos a 200ºC. Espetei um palito pra ver se já estava pronto. Fiz de um dia para o outro pois não posso colocar o açucar de confeiteiro se ele estiver quente.

finalização : Cortei estrelinhas numa cartolina (tamanhos diversos) e utilizei meia xícara de açúcar de confeiteiro para polvilhar. Usei para isso uma peneira e fui só dando batidinhas nela e mais nada. Não passe a colher nunca, pois fica desigual.Agora, muito cuidado para retirar as estrelinhas senão borra tudo. Usei uma pinça (higienizada). Mas se vc tiver bastante coordenação motora, use a ponta de uma faca ok!







as frutinhas secas...












açucar, manteiga e ovos... depois as raspas e
a banana e o vinho. Desliguei a batedeira.





agora entra o fouet. Delicadamente misturando tudo.
Forma apenas untada ok!












depois de assada e frio, com as estrelinhas






com o açucar de confeiteiro por cima ...







estrelinhas retiradas...





Pronto  para entrar na caixa luxo com papel
celofane furtacor...













não vou cobrí-lo com o celofane, apenas fui enfiando as pontas pelas laterais. Se cobrí-lo, borra!
                              e aí, gostou?


obs : a caixa tem uma tampa de acetato. (nem deu pra notar na foto!)


2 comentários:

  1. Ei Fafah
    Espetacular, que bolo lindo, uma obra de arte.
    Também com certeza ficou delicioso, eu como sou doidinha por café, prefiro saboreá-lo com uma boa xícara.
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Fafah,

    Lindo esse bolo, acho que não teria coragem de comer rsrs
    Desejo-lhe um Feliz 2013 com muita conquistas, criatividade e saúde para realizar isso tudo e mais o que o nosso Deus permitir.

    Bjs *.*

    ResponderExcluir