Pages

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Strogonoff de Mignon em Base de Macaxeira


Porção pequena pra mim e generosa para Marido. De um filé nada se perde, tudo tem a sua aplicação. Do filé que comprei para os escalopes, usei a parte de cima, cabeça do filé, para esse strogonoff. Já guardei picadinho, pronto para ser utilizado. E o cordão, acabou virando comida para Michel e Minou Marie após eu ter esquecido de trazer a ração deles para a praia (rsrsrs)





Os ingredientes necessários: Picadinho de filé mignon - 1/2 cebola picada - 3 dentes de alho em cubinhos - azeite - pimenta moída - ketchup e mostarda - creme de leite (c/soro e tudo) e whisky p/flambar (não tinha conhaque).














Primeiro esquentei a frigideira e coloquei 2 colheres de sopa de azeite e meio que dourei a cebola e em seguida coloquei o alho. É nessa ordem, pois se colocar-mos tudo junto, o alho queima primeiro ok!
Retirei tudo da frigideira e reservei.







Agora coloquei uma colher de sopa de manteiga e coloquei toda a carne de uma vez depois de ver que a manteiga havia derretido e quase queimava. A hora é essa viu. Não parei de mexer, senão iria ver a carne soltando água (não pode, senão endurece) e joquei meio copo descartável pequeno de whisky e acendí um fósforo. Flambou legal e aí coloquei de volta a cebola e o alho reservado. Mexí.







                              Lindo! e o cheiro é muito bom...





Juntei o ketchup, a mostarda . Deixei por 2 minutinhos no fogo , apaguei e coloquei o creme de leite com soro (a lata inteira) e por fim o champignon de Paris fatiado. Reservei.







                                              Base crocante de Macaxeira




2 xícaras de macaxeira cozida e amassada c/um garfo- 1 gema - colinha verde picadinha - 1 colher de sopa de queijo parmesão ralado - pimenta moída. Misturei tudo e separei em duas porções. Com as mãos achatei no formato redondo e coloquei numa frigideira com tantinho de manteiga para não grudar, virei de lado.







Nessa base então montei o prato, colocando no centro uma porção do strogonoff

















4 comentários:

  1. Ei Fafah
    Você é danada de boa na cozinha, cada dia é uma coisa mais gostosa que a outra.
    Esta de strogonoff com base de mandioca é o máximo.
    Permita-me levar e tentar fazer, num dia que eu estiver bem inspirada com cozinha.

    ResponderExcluir
  2. Oi Fafah!

    Super diferente essa receita!
    A base substitui o arroz e o purê. Amei!

    Beijos

    Selma

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Querida!

      O prato já sai pronto da cozinha (que nem em restaurante) e
      a porção é conforme o apetite de cada um. A porção de Marido é sempre enooorme (pra variar!)

      bjks

      Excluir