Pages

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Sopa de alho-poró e alface



Marido adora sopa. Desde que eu fiz aquela de cebolas que ele não para de falar na danada da sopa.
Pede para que faça "outra daquela" mas eu fiz uma diferente agora, tão gostosa quanto. Mas tomar sopa quente no verão é fogo né não? Então escolhí a parte mais ventilada da casa, abrí as janelas e serví a sopa velouté choisy. Crutons e torradinhas acompanhando. Graças a Deus que não fazia calor!

200grs de alho-poró - um pé de alface - 100grs de manteiga - 50grs de farinha de trigo - 1,5 l. de caldo de frango - 100ml de creme de leite fresco espesso - 2 gemas - crutons - sal

Cortei em fatias finas o alho -poró. Retirei as folhas de alface, lavei ,escorrí e sequei.Preparei o caldo colocando numa panela 2 cubos inteiros sem esfarelar de caldo frango com a água e deixei ferver. Usei outra panela e coloquei lá a manteiga e deixei derreter. Juntei o alho- poró e refoguei por 1 minuto.Agreguei de uma só vez a farinha de trigo, mexí rápidamente e fui juntando o caldo de frango aos poucos até terminar  todo o caldo. Juntei a alface, abaixei o fogo e deixei aí por 30 minutos. Desliguei o fogo de batí tudo no liquidificador (batí em duas porções para não esborrar)
Coloquei de volta à panela, juntei as 2 gemas e o creme de leite. Mexí por 1 minuto. Provei e corrigí o sal. Desliguei o fogo e moí pimenta por cima.


2 comentários:

  1. Inusitada esta sopa!
    Vou experimentar!
    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Fica cremosa e deliciosa. Você repete, repete, repete... Rende bastante.

    bjs Flávia!

    ResponderExcluir