Pages

quinta-feira, 31 de maio de 2012

Crème Brûlèe de Baunilha


        Ele não queria aparecer totalmente, coitadinho! Ficou feio por demais e naturalmente se escondeu
na foto! Culpa sabe de quem? Do gás Volcano que acabou e então tive que torrá-lo no forninho mesmo!
Maçarico sem gás não dá! Creme brûlèe pensava eu, ser uma receita francesa, mas para a minha surpresa ela é originária da Espanha e lá é chamada de Creme Catalão. Igualzinha! Mas não pensem vocês que tanto o creme catalão quanto o creme brûlèe,  se parecem com a minha receita de hoje. Os de lá são cremes delicados, bem feitos, chegam crocantes à mesa, quentes por cima e gelados pro dentro. O coitadinho da foto chegou fumegante na mesa por ter sido esquecido enquanto jantáva-mos eu e Marido. Quando dei fé
saí correndo alucinada para retirá-lo de lá de dentro. (não é a primeira vez que queimo algo no forninho, vcs já me conhecem né não!).

1 fava de baunilha - 500 ml de creme de leite fresco - 6 gemas - 70grs de açúcar refinado - açúcar de confeiteiro para queimar o creme.

Com uma faquinha abrí a fava de baunilha ao meio e coloquei-a na panela junto ao creme de leite fresco, levei ao fogo e deixei quase ferver. Retirei a fava , raspei as sementinhas e deixei -as lá dentro do creme de leite descansando por 15 minutos. Batí as gemas com o açúcar, coloquei dentro do creme de leite com a baunilha. Coei.
Coloquei em ramequins e levei ao forno em banho-maria por 40 minutos  com temperatura a 180ºC.
Retirei e levei à geladeira. Na hora de servir, peneirei o açúcar de confeiteiro e queimei no forninho (deveria ter sido com o maçarico!).







Fava de baunilha cortada ao meio.











Gemas peneiradas. Dei um furinho com a faca nelas e peneirei sem passar a colher por cima. Só por baixo que é para retirar a película da gema .









Raspei com uma colher por baixo e só restou a película. Ela é que dá aquele cheiro ruim de ovo crú.











Levei ao forno em banho-maria.












Eu gosto assim. Queimadão!!!




2 comentários:

  1. A propósito, Fafah, qual é a marca do seu forninho?
    É bom ter um? Gasta muita energia? Tenho vontade de compara um pra mim mas não sei qual...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Menina Gabi!

      A marca do forninho é Mondial Efficient. Mas preste atenção se o que vc for comprar, ao ser aberto, a bandeja vem junto. Isso é mto importante pois facilita muito e além do mais a gente não queima os braços ao retirar a comida de dentro dele. A energia acredito ser a mesma de um ferro eletrico, mas a gente usa tão pouco! Não vai alem de uns 5 minutinhos por dia.(ele é rápido!)

      bjs

      Excluir