Pages

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Biscoito de Natal


A demora em colocar no blog a receita dos biscoitinhos de Natal foi culpa exclusivamente de Marília, minha filha ponta de rama, que havia comprado os moldes nos States e eu aguardava ansiosa por sua volta. Ela me trouxe tanto os moldes quanto os pratinhos e tudo mais. Ontem então foi uma farra na cozinha com a produção dos biscoitinhos. Confesso ter sido esta a primeira  vez que os preparei com motivos natalinos. Por estas bandas não temos a tradição em fazê-los. Também isso se aplica às rabanadas, que por aquí são chamadas de "fatias de paridas".
Desde  pequenos que os meus filhos comem desses biscoitos amanteigados . Aliás, a minha filha Renata sabe fazê-los até melhor do que eu! Ok, então a fabricação teve a colaboração das minhas
queridas filhas Renata e Marília.


Biscoito de Natal

150grs de manteiga em temperatura ambiente
150grs de açucar refinado
1 ovo batido
150grs de frutas cristalizadas
300grs de farinha de trigo
raspas de 1 limão
raspas de 1 laranja
1 colher de chá de canela em pó
1 colher de chá de noz-moscada ralada
pitada de sal

Misturar tudo e formar uma bola. Colocar num recipiente e levar à geladeira por 20 minutos.
Dividir a massa em duas porções. Colocar um saco plástico aberto ao meio e colocar a massa cobrindo com a outra metade do saco. Passar o rolo por cima do plástico. Retire o plástico de cima e corte os biscoitinhos. Repetir a operação até que termine toda a massa. Colocar num taboleiro com papel manteiga (eles não crescem, portanto podem ficar juntinhos mas não coladinhos ok?). Levar ao forno
médio por uns 20 minutinhos (vc conhece seu forno né não!) ou até que estejam um pouco (um pouco mesmo ok!)  douradinhos. Retire do forno. Retire com o papel manteiga e tudo (puxe da bandeja) e deixe esfriar um pouco para desgrudá-los de lá. Eles saem do forno ainda amolecidos, mas em seguida endurecem sem problema algum. Depois de frios é só colocá-los numa latinha ou acomodados em saquinhos. Essa receita rendeu 50 biscoitinhos bonecos, portanto fiz 5 fornadas deles. Usei duas bandejas e assim que saía uma entrava a outra. Era só o tempo de cortar mais biscoitinhos que em seguida já ia saindo outra fornada.


Biscoitos Amanteigados Natalinos
300grs de manteiga em temperatura ambiente
375grs de açucar refinado
1 ovo batido
400grs de farinha de trigo
1/2 colher de bicarbonato
2 colheres de chá de baunilha
pitada de sal.

Comecei misturando os secos: açucar - farinha de trigo - sal - bicarbonato - e depois misturei os molhados : ovo batido - baunilha - manteiga.. Em seguida juntei os secos aos molhados. Formei uma bola, coloquei num recipiente e levei à geladeira por 20 minutos. A maneira e fazê-los é igualzinha à receita anterior. Abrir a massa, cortar os biscoitinhos com os moldes variados : árvore, estrela, botinha, bengala, Papai Noel, etc. Levar ao forno. Deixar esfriar completamente para então decorá-los. Usamos uma caneta com tinta "comestível".
Rendeu a receita 60 biscoitinhos (entraram e sairam do forno 6 bandejas).




                                           Marília cuidou da maquilagem dos biscoitinhos

                                           e coube à Renata a criatividade na embalagem.



7 comentários:

  1. Adorei tudo! Sabe dizer se posso fazer agora já para o Natal? como devo guardar? se eu guardar já embalado porém colocar os embrulhingos num depósito ou lata será que conserva? Onde arrumo essas canetinhas? Ficaram lindos demais Fafah!!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Olá Selma!

    Sim vc pode fazê-los agora. Duram 3 meses se bem armazenados. Vc poderá guardá-los já nos saquinhos e colocá-los dentro de uma lata grande. Essas canetinhas são "made in China" e aquí no Recife tem pra vender lá na av. Antônio Falcão no Padeirão (loja para artigos de festas e afins).

    bjão)))))))))))))

    ResponderExcluir
  3. Fafah, só quero saber quando vens por aqui em Juazeiro do Norte pra eu levar você pra comer Sirigado...

    Beijo grande!
    Gabi

    ResponderExcluir
  4. Menina Gabi!

    Provavelmente no início do ano que vem viu!
    Farei contato contigo pra gente comer esse Sirigado.

    bjú )))))))))))))))

    ResponderExcluir
  5. Foi uma delicia de fazer esss biscoitinhos, ja em clima de natal! Ficaram bem gostosos!
    Marilia

    ResponderExcluir
  6. Oi Titinha!

    Muito obrigada pela ajuda viu!

    Adorei fazer esses biscoitinhos tão delicados
    e tb obrigada por vc ter me presenteado com esses cortadores em formatos tão lindos!

    guardarei com carinho especial

    bjnhos

    ResponderExcluir