Pages

sábado, 17 de dezembro de 2011

Doce de Cajú

       Amarelos, lindos, aveludados e perfumados. Fui chegando em casa, abrindo a porta e me deparando com um balde cheinho deles. Reginaldo (auxiliar para assuntos de praia) havia colhido
hoje pela manhã. Fui logo lavando e separando os menores para come-los e os maiores para fazer
doce e suco.

Para o doce : 3 xícaras de açucar cristal - 2 xícaras dágua - 20 cajús descascados e furados com um
                      garfo.

Misturei o açucar com a água e levei ao fogo para fazer uma calda em ponto de fio ralo. Enquanto a calda fervia, fui descascando os cajús. Em seguida, fiz furos espetando um garfo em toda a sua volta.
Coloquei os cajús inteiros na calda e deixei em fogo baixo por 30 minutos.Desliguei o fogo e deixei
esfriar.

                                           Servido com uma porção de creme de ricota

2 comentários:

  1. Lindo os Cajus Fafah. Posso dá uma dica que aprendi? Quando faço doce de caju eu não descasco mais a fruta. Antes eu fazia como você, aí fui visitar uma tia em Garanhuns e lá comi o doce que ela aprendeu com uma índia. Ela lava bem o caju,fura bastante com um garfo(a índia furava com um palitinho,imagina o trabalho?rss) e espreme bastante. Em seguida ela leva o caju já espremido,mas com a casca, para o fogo bem baixinho e quase nada de água. Vai colocando água aos poucos, O doce fica bem dourado, a calda fica com uma cor linda e o sabor e consistência que a casca dá ao doce é muito boa.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Oi Selma!

    Fiz assim com o último doce , mas fica duro depois que esfria mesmo na calda e eu prefiro bem molinho. Marido prefere com a casca e vou fazendo vez sim, vez não. Prova então ele sem casca e depois me diz ok?
    (não esqueça do creme de ricota viu!)
    bjs

    ResponderExcluir