Pages

terça-feira, 10 de abril de 2012

Bolo- de- Rolo Pernambucano



Fiz esse bolo em julho de 2007. Foi colocado no antigo blog Rainhas do Lar das minhas queridas amigas Kátia Najara ( hoje Pitéu) e Faby Zanelatti (Pimenta do Reino). Antigamente eu era apenas uma comentarista das receitas e postagens das meninas. Adorava o blog, de paixão mesmo e era leitora desde 2005, início do Rainhas.Sapecava por quase todos os blogs culinários e fiz muitas amizades e não posso deixar de citar aqui também o Chucrute com Salsicha (da Fer Guimarães Rosa)  , a Mixirica (Tatu Damberg) , a Dadivosa (Fernanda Zacci) e o Le Fouet, Roux e Demi Glacê da minha especial amiga e conterrânea Márcia Maria.Devo somente a elas a existência desse blog. Confesso que dias atrás me deu uma vontade de desistir por uma forte razão, mas depois pensei que nada é mais forte do que a minha determinação e logo pensei nas minhas queridas amigas e  nos meus seguidores do Panelinha da Fafah.

Eu gostava de preparar bolo de rolo quase todas as semanas. De início, fazia meio grosso, sem camadas tão finas. Mas depois fui me aperfeiçoando e conseguindo fazê-lo cada vez mais fino.
Então falei lá no blog Rainhas para a Faby, que sabia preparar o tal bolo. Ela falou então: " se joga comadre e manda pra mim o bolo fotografado. Fiz melhor, mandei o passo-a-passo e até algum tempo atrás ainda recebia e-mails  de leitoras do Rainhas me pedindo detalhes do bolo.

ingredientes :   Recheio -400 grs de goiabada - 1 xícara d'água .

Massa: 250grs de manteiga (ou maragarina) - 250 grs de açúcar - 250 grs de farinha de trigo -
            6 ovos inteiros - pitada de sal.

A primeira coisa a fazer é cortar a goiabada em pedaços e bater no liquidificador com a água. Levar ao fogo por 3 minutos até ferver. Desligar e reservar.

Bater a manteiga com o açúcar e as gemas até dobrar de volume. Desligar a batedeira e juntar com o fouet a farinha de trigo e a pitada de sal. Bater as claras em neve firme e adcionar à massa delicadamente.
Untar bem uma forma de 42 x 30 x 1 cm e polvilhar com farinha de trigo. Essa massa dá pra fazer 2 formas dessa medida. Colocar a metade da receita no centro da forma e ir espalhando com as costas
de uma colher de sopa ou uma espátula. Levar ao forno médio por 4 a 6 minutos. Faça o teste colocando o dedo em cima até que não saia melado . Não deixe assar demais senão não enrola, quebra. Prepare a outra forma e coloque no forno imediatamente à saída da primeira. Deixe esfriar e desenforme em cima de uma toalha de prato com açucar cristal salpicado. Passe a metade do recheio e levante a toalha com a ajuda de uma régua por debaixo da toalha e com as mãos vá dobrando e levantando a toalha. Automáticamente ele vai enrolando. Deixe lá enroladinho e emende a segunda massa no final da primeira e repita a operação : passar o recheio e enrolar levantando a outra toalha colocada bem na pontinha do primeiro rolo. Deu pra entender? Não? Então observe aí o passo-a-passo que enviei ao Rainhas do Lar.

Depois de enrolado coloquei no papel manteiga (duas camadas) torcí as pontas que nem um bombom e deixei para abrí-lo no outro dia (fica mais firme).
Uma observação : Fica melhor se for cortado em fatias finas e servido com queijo do reino.
Em alguns restaurantes ele é servido com  uma caldinha rala de goiabada e uma bola de sorvete de creme.
Noutra versão, vem acompanhado de um creme branco de queijo e calda de goiabada.

Agora , em qualquer padaria ou supermercado vc  o encontra  feito com a adição de  gordura hidrogenada aos ingredientes . Corra comadre, é borrachudo e feito da gordura do mal!


                                                 Bolo- de- Rolo  da  Fafah.

8 comentários:

  1. Desiste não Fafah! Seu blog é ótimo, suas receitas são caprichosas e eu sempre corro aqui pra ter alguma inspiração!!!

    ResponderExcluir
  2. Querida Patrícia!

    Algo me atingiu, mas varrí a poeira e estou mais firme do que
    nunca acredite!
    Optei por seguir em frente, graças a Deus!

    Obrigada pela visita!

    bjs)))))))))))))))))

    ResponderExcluir
  3. Fafaaaaaaahhhhhh, minha amiga, sabe aquela frase do livro do pequeno príncipe " Tú te tornas responsável por aquilo que cativas"? Pronto. A gente ama teu blog, tão lindo, gostoso, com sabor de comidinha caseira, caprichosamente pensando na gente. Tanto carinho nas postagens, nas fotografias tão lindas, nos detalhes...faz isso não , flor.
    Um beijo bem grande pra você!
    Selma.

    ResponderExcluir
  4. Querida Selma!

    Muito obrigada pelo carinho! Realmente, passou uma nuvem ligeira por aqui,mas ventos bons a levaram para longe. Coisas se atravessam em nosso caminho fugindo ao controle, decepções e tudo o mais. Mas isso faz parte da vida né não? Continuo mais firme e mais forte que antes pode crer. É uma característica de quem é de escorpião, enverga mas não quebra!

    bj grde))))))))))

    ResponderExcluir
  5. OI

    Que bon que voce colocou esta receita paso a paso, so assim e que da certo.

    Agoro posso matar a saudade deste bolo delicioso , aqui mesmo en Caracas.

    Gracias a voce minha irman.

    Salette de Correa

    ResponderExcluir
  6. Oi Sal!

    Olha, pelo o que eu sei, vc faz esse bolo de rolo muito bem!
    Te dei as formas na última vez que vc veio aquí em Recife, mas vc esqueceu de colocá-las na mala (não cabia mais nada alí dentro não foi?)
    Quando eu for aí , te levo então!

    bjs em Sophia Linda!

    ResponderExcluir
  7. Desista não, que eu estou aqui todo dia!!! Beijasses!

    ResponderExcluir
  8. Marcinha Querida!

    Já passou! Vou seguindo mais firme e forte do que antes visse!

    È só a gente ficar quietinha que passa né não!

    bjs

    ResponderExcluir