Pages

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Peixe de Coco


Para mim o gosto desse peixe me remete ao tempo de criança. Adorava comê-lo com arroz de coco. A Dedé "catava" as espinhas e servia no prato apenas os pedacinhos do peixe com arroz e o molho do peixe. Apesar de gostosas essas comidinhas da Semana Santa, eram feitas apenas nessa época em casa. Senão iríamos enjoar de comê-las e a graça da espectativa da espera estaria perdida.



 -3 postas de pescada amarela- suco de limão - sal


O refogado vai ser o meu maior aliado nessa receita e nas que virão a seguir. Para isso, antes de tudo ,piquei todas as verdurinhas que iria usar nelas. O leite de coco usado em todas as receitas vai ser o de garrafa mesmo, diferente então do que a minha mãe fazia usando o côco ralado esquentado e espremido com um paninho de prato.

tudo beemm picadinho...




Esquentei umas frigideira grande e coloquei alí 1/2 xícara de azeite. Dourei 1/2 cebola, 1 dente de alho picadinho, 1 tomate picadinho, cebolinha e coentro picadinho , 1 colher de sopa de vinagre , tantinho de colorau , sal , pimenta moída e 1 garrafinha pequena de leite de coco. Deixei ferver por 1 minuto e daí coloquei as postas do peixe. Fui arrumando devagarinho, virei de lado e deixei por apenas 10 minutos, não mais que isso senão o peixe desmancha. Desliguei e coloquei mais um bocadinho de coentro picadinho para acentuar mais o sabor do leite de coco.










Usei duas espátulas para retirá-lo da frigideira e colocá-lo na travessa sem quebrá-lo. Ao servir deixei pertinho o frasco de pimenta pois marido adora com pimenta!




Além da receita do prato principal, Peixe ao Molho de Coco,postei na sequência os acompanhamentos tradicionais feitos pela minha mãe na época em que éramos crianças.






0 comentários:

Postar um comentário