Pages

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Arroz de Côco com Couve


Queridos e queridas!
Estava eu lá na Casa dos Frios em Boa Viagem adquirindo vinhos para o almoço da Sexta-Feira Santa quando me deparei com o cheirinho gostoso vindo lá dos pratos quentes do self-service. Fui correndinho lá no exato momento em que era colocado um arroz. Olhei , olhei e procurei pelo nome
que ainda não havia sido colocado. Mas que prato é esse meu Deus, tão cheiroso? A mocinha muito educadamente me falou : é um arroz com couve. Mas como se faz ? Olha, eu vou lá dentro chamar o cozinheiro para explicar. Lá vem ele todo sorridente falando : é um arroz com couve e leite de côco. (daí vem o cheirinho gostoso!) Mas e essa cor dourada aí? : é que fiz um refogado com tomate, cebola e alho e cheiro verde. Ah! tá explicado então. Muito obrigada!

Barriguinha coçando, querendo logo fazer o tal arroz. Anotem aí...

2 xícaras de arroz agulhinha - 2 litros d'água fervendo - 2 folhas bem grandes de couve - 1 tomate picadinho - 1/2 cebola roxa picadinha - 2 dentes de alho picados - cheiro verde picado .sal - 1 xícara de leite de côco.

Lavei o arroz e deixei lá esperando a vez de entrar na panela. Coloquei a água na chaleira para ferver. Enquanto isso piquei a cebola, o tomate, o alho, o cheiro verde e a couve em tirinhas finíssimas.

Peguei a tesoura de cozinha e piquei ainda mais a couve. Reservei


Coloquei numa panela 3 colheres de sopa de azeite e refoguei as verdurinhas e coloquei a couve. Em seguida juntei o arroz.



Juntei 1 1/2 litro d'água fervendo (reservei o resto para a finalização do prato). Mexí, provei o sal, tampei a panela e deixei por 20 minutos em fogo baixo. Desliguei e pronto. Só abrí na hora de servir e juntei o restante da água fervente.


Marido gostou tanto desse arroz, mais tanto, que teve logo a idéia de colocar de outra vez, camarão ou carne de siri, caranguejo etc... Ficou a promessa de repeti-lo modificado para ele.







2 comentários:

  1. Oi Fafah!
    Tô comentando hoje, pois queria provar antes.Quando você postou essa receita, eu salivei de desejo. Comprei couve e fiz hoje mesmo pra meu almocinho se sexta. O cheiro é maravilhoso, mas o meu não ficou tão lindo quanto o teu. Acho que secou demais e a couve podia ter ficado mais fininha. Vou fazer pra Mamy no domingo e capricar mais, rsss...tinha que passar aqui e dizer que esta receita é "A Receita".
    Adorei!!!!
    Beijos!!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Selma!

    Que bom que vc fez e deu tão certo!

    Agora, o sabor fica divino mesmo. Parece que é feito de frutos do mar

    tamanho o cheiro de lula, camarão etc...(só pra enganar a gente kkkk)

    bjks e Feliz Páscoa pra sua família

    ResponderExcluir