Pages

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Feijão de Côco


Fica ssim  mesmo ,parecido com um creme de feijão. Não lembro de ter visto em nenhum lugar algo parecido com nosso feijão de côco. Não pode faltar de maneira alguma na mesa da sexta-feira da Paixão. Mas a versão  dita"normal" do feijão também era servida mas só que com a ausência de carne no preparo. Quando criança, também não gostávamos do feijão de côco. Só os adultos  comiam dele.

2 xícaras de feijão - 1/2 tomate picado - 1/2 cebola picada - 1 dente de alho ralado - coentro picadinho- 2 colheres de sopa de azeite - 1 xícara de leite de côco - colorau - sal.


Deixei o feijão de molho na água por 2 horas. Coloquei na panela com água e sal para cozinhar por 40 minutos em fogo alto. Escorrí, reservei 1 xícara da água do cozimento, coloquei no copo do liquidificador mas deixei esfriar antes um pouco para não rachar o copo do liquidificador.



Preparei um refogado : 2 colheres de sopa de azeite - 1/2 tomate - 1/2 cebola - 1 dente de alho ralado
coentro picadinho - sal - 1 xícara de leite de côco - 1 colher de chá de colorau - 1 xícara da água do cozimento do feijão já reservada. Coloquei tambem no liquidificador para bater tudo, pulsando antes e
depois direto na velocidade máxima. Provei o sal, coloquei pimenta ralada na hora e levei ao fogo numa panela para encorpar.







Importante : Digamos que seja esse feijão, "primo" do tutú mineiro. Fica diferente no sabor, já que não leva nehum tipo de carne tal como, bacon , linguiça e não leva farinha de mandioca.Além do que , fica cremoso por ser batido, o que não acontece com o tutú, que conserva o grão inteiro ou amassado.




4 comentários:

  1. Eu tenho uma tia, que mora em Maceió e é tão louca por comida de semana santa, que ela faz mesmo que não seja semana santa,rss...
    Quando a vontade dela ataca, faz quibebe, peixe, feijão de coco e nos convida. Quando a gente chega, ela deseja feliz páscoa e tudo. Pode ser o mês que for, ela vez outra faz comida de coco.
    Adorei as postagens!
    Beijos,
    Selma.

    ResponderExcluir
  2. Menina! Olha, eu fazia tb constantemente, mas parei faz anos! Já estava enjoando e resolví manter a tradição de fazê-lo apenas na Quaresma. Mas feito por uma tia querida que raramente a gente vê pode, né não?

    bjs)))))))))))))))))))))

    ResponderExcluir
  3. Essa receita é a do tutu de feijão mineiro. Tirando esse leite de coco, acrescentando bacon e linguiça, engrossando com farinha de mandioca...
    Vc não conhecia nada parecido?!

    ResponderExcluir
  4. Conheço o tutu, claro! Mas se vc provar desse aí então, vai ver que de tutú mineiro ele não tem nada. Era proibido a nós cristãos, a adição de qualquer tipo de carne, tal como linguiça e bacon.Tampouco leva farinha de mandioca.Portanto, digamos, eles são "primos", com apenas o feijão em comum na receita. De gosto então, não têm nada.

    ResponderExcluir