Pages

domingo, 17 de julho de 2011

TAPIOCA



                   A goma de tapioca é comprada em feiras e em supermercados. No supermercado, ela
                   fica alí pertinho do côco, junto da massa de mandioca (massa puba).Para usá-la costumo
                   lavar antes colocando-a numa vasilha e cubro com agua. Deixo a massa "baixar", derramo
                   a água e coloco uma toalha de prato por cima para que seque.
                   Daí para fazer a tapioca terei que peneirar a goma antes ok ? Depois de peneirada coloca-se
                   o sal.





                                       
                                         Duas colheres de sopa da goma espalhada rápidamente,


                                          Duas colheres de sopa de queijo coalho ralado  grosso,



Dobrar agora como um "pastel".

Se vc gostar, passe uma camada de manteiga por cima enquanto quentinha.




                             BOLO  MARIA


                     


                            Um bolo pequeno, ideal para o café da manhã. Rende no máximo 8 fatias, e aquí em
                            casa a turminha é grande, já sabe né, é vapt-vupt! Dá pra vc prepará-lo antes de colocar
                            a mesa e num piscar de olhos, ele tá ali prontinho!
                            Antes de tudo, acender o forno. Pegue a forma (  23 x 12 ). Untar e polvilhar. Reserve.

                            Agora separe os ingredientes : 2 ovos inteiros - 1 1/2 xícara de açucar - 2 colheres de
                            manteiga derretida - 3/4 de creme de leite - 1/4 de suco de limão siciliano - raspas de
                            limão - 1 1/2 xícara de farinha de trigo - 1 colher de chá de fermento - pitada de sal.
                            Derreter a manteiga e reservar (colocada no final) raspe o limão e reserve. Coloque o
                            creme de leite na xícara e esprema aí metade de 1 limão. Reserve. Misture a farinha
                            de trigo com o fermento. Reserve.

                            Coloque na batedeira os ovos inteiros e o açucar. Bater até dobrar de volume. Ainda
                            com a batedeira ligada coloque o creme de leite com o suco de limão reservado. Des-
                            ligue a batedeira, coloque aos poucos a margarina derretida e em seguida a farinha com
                            o fermento o sal e as raspas de limão. Delicadamente.
                            Forno regular por 30 minutos, ou até que espetando um palito este saia limpo.

                            COBERTURA: 1 xícara de açucar de confeiteiro - suco de 1/2 limão siciliano
                                                     1 colher d'água quente. Misture para que fique ralinho e cubra
                                                     o BOLO  MARIA.




sábado, 16 de julho de 2011

CHOVE CHUVA, CHOVE SEM PARAR...





Mais um final de semana com chuva. Deixei tudo pronto ontem para irmos à praia
hoje. Não deu, né ! Apesar do feriado, ficamos em casa mesmo vendo a chuva cair
sem parar. O desanimo foi total ! Então, o jeito foi improvisar um cardápio, com "cara de
chuva" mesmo! Abrindo o freezer, dei de cara logo com um pacotinho de MÚSCULO!
Havia comprado com uma idéia de prepará-lo com um molhinho escuro. Então mãos à obra!
Tv da cozinha ( não vivo sem um barulhinho de tv ligada!)  no jogo de vôlei feminino.





                  MÚSCULO COM FAROFA DE BOLÃO E PURÊ DE ABÓBORA



1 pacote de músculo com 500grs - 1 cebola picada- 3 dentes de alho picados - sal
pimenta moída na hora - 1/2 copo de vinho tinto- cebolinha picada

Colocar numa panela 2 colheres de sopa de azeite e doure a carne até secar. Coloque
a cebola picada e o alho. Mexer até que a carne fique suculenta. Coloque o vinho, deixe
encorpar e vá colocando conchas (deixe uma panela com água fervendo por perto) dágua
fervendo. De início coloque 6 conchas. Deixe no fogo alto e vai secar, daí coloque mais
6 conchas d´gua fervendo (tem que ser fervendo mesmo) . Agora abaixe o fogo e deixe
aí até que seque novamente para colocar por fim as últimas 6 conchas dágua fervendo.



                  PURÊ DE ABÓBORA

                  Uma porção de abóbora (partir em 2 pedaços) um pouco de azeite para regar, salpicar sal,
                  e envolver em papel alumínio (fazer um pacotinho). Levar ao forno por 40 minutos. Retire
                  do formo, amasse com um garfo, colocar um pouco de leite (cuidado! se for muito fica mole)
                  uma colher de sopa rasa de manteiga. Prove o sal.





FAROFA DE BOLÃO



Cortar em pedaços não muito pequenos meia cebola, meio tomate sem sementes e
maduro, cebolinha verde.Vc vai precisar de: sal, uma colher de sopa de manteiga, 1 xícara d'água
e 2 xícaras de farinha de mandioca.
Coloque numa panela a água, a manteiga e o sal. Deixe ferver e então coloque a cebola
o tomate e a cebolinha verde. Mexer e quando ferver novamente, coloque a farinha toda
de uma vez só. Desligue o fogo e mexa com o garfo formando bolões.


Dica: para dar mais sabor, vc pode colocar um pouco do caldo da carne na água da farofa.


E o Brasil  foi campeão de vôlei feminino! Adoro esportes! ( já viu né!)

sexta-feira, 15 de julho de 2011

BACALHAU CONTEMPORÂNEO

     Esta receita peguei no supermercado (tenho mania de guardar receitas! ) Fazia tempo que eu queria
     fazê-la pois na receita falava em " mandioquinha" (estou apaixonada por ela). Me surpreendí, pois é
     de fácil execução e realmente ficou diferente e deliciosa.




              Você poderá fazer assim em ramequins ou numa porção maior.

              600 grs de bacalhau dessalgado
              6 colheres de sopa de azeite extra virgem
              1 colher de chá de pimenta-do-reino moída
              4 dentes de alho picados
              1 xícara de cebola tambem picada
              400 grs de mandioquinha cozida e amassada
              1 xícara de creme de leite (de lata mesmo com soro e tudo)
              1 colher de sopa de manteiga
              2 bananas- da- tera fritas em cubinhos
              4 xícaras de brócolis cortados em buquê e cozidos (al dente)
              mandioquinha cortada como batata palha e frita

       Esquente uma frigideira e coloque o azeite. Doure o alho e a cebola e coloque então o bacalhau
       desfiado. Refogue e reserve. Faça um purê com a mandioquinha cozida, coloque o creme de leite
       e a manteiga. Junte o purê ao bacalhau refogado. Coloque a pimenta-do-reino moída. Reserve.
       Cozinhar o brócolis al dente, escorrer e daí vamos montar os ramequins, ou refratário se vc.
       preferir uma porção maior. Untar com azeite os ramequins, colocar os buquês de brócolis,
       o bacalhau, os cubinhos de banana-da-terra fritos e por cima a mandioquinha fatiada como batata
       ta palha e frita.  Eu não tinha mais mandioquinha para fritar e fui então de batata palha por cima
       mesmo.



     CAMARÃO AO MOLHO DE PAPAIA





      
                     1 kg de camarão fresco médio (retire as cascas)
                     suco de 2 limões sicilianos
                     1 colher (chá) de sal
                     1 cebola média picada
                     4 dentes de alho picados
                     2 colheres (sopa) de azeite de oliva
                     2 tomates grandes maduros s/pele e s/sementes picados
                     1 xícara de polapa de papaia
                     1/2 colher (sopa) de pimenta dedo-de-moça picada
                     folhas de coentro para decorar.

           Coloque o camarão numa tigela média com o limão e o sal e reserve. Em uma panela média
           refogue a cebola e o alho no azeite de oliva em fogo alto por 3 minutos. Bata a polpa de pa-
           paia e os tomates no liquidificador e acrescente à panela. Escorra os camarões reservados
           e junte ao molho deixando cozinhar por 10 minutos apenas. Transfira depois de pronto para
           uma travessa, decore com a folhinha de coentro e sirva com arroz.




          BOLO DE TOBLERONE







                  Delícia esse bolo! Também de uma receita guardadinha ...
                
                  300grs de Toblerone (3 cxs de 100grs cada)
                  200grs de manteiga s/sal
                  1/2 xícara de açucar
                  1/2 xícara dágua quente
                  1 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo s/fermento
                  1/2 xícara de chocolate em pó
                  1 colher (chá) de fermento
                  3 ovos batidos juntos
                  Calda: 1 xícara de creme de leite
                             60grs de chocolate meio amargo picado


               

                   Coloque em banho-maria numa panelinha , 200grs do chocolate Toblerone (as outras 100grs
                    serão picadas em cubinhos para colocar por cima da massa antes de assar ok?) o açucar e a
                    manteiga.Mexer para que tudo fique homogêneo. Deixe esfriar um pouco e então junte a fa
                    rinha de trigo misturada com o fermento e o chocolate em pó. Reserve. Bater os ovos juntos
                    na batedeira até que dobre de volume e que fique com bolhas. Junte então delicadamente os
                    ovos batidos à massa de chocolate derretido. Untar e polvilhar uma forma 20 x 30cm. Co-
                    que a massa e salpique os cubinhos do chocolate Toblerone picados. Forno pré-aquecido
                    e asse na temperatura baixa (160ºC) por 35, ou até que enfiando um palito, ele saia limpo.


                                
                                            (antes de assar)

domingo, 10 de julho de 2011

Café da Manhã !

 Olha, nem sei a quanto tempo preparo esse pãozinho. Talvez uns 30 ou mais! Todo domingo, estando
 no apartamento, ou em dia de aniversário aquí em casa.




               A receita é muito fácil, tipo "pão de minuto",  e que eu fui dando o meu toque até achar a
               forma perfeita.

              3 xícaras de farinha comum - 1 colher de sopa de fermento seco - 1 ovo inteiro - 1 xícara de
              leite morno - 2 colheres de margarina - 2 colheres de sopa de queijo parmesão ralado -
              1 colherinha de açucar e 1 colherinha de sal - 1 gema para pincelar.

              Misture tudo, não precisa sovar, apenas misturar.
              Deixe a massa aerada mesmo. Faça 16 bolinhas de massa . Abra cada uma na mão mesmo
              coloque um pedaço de queijo de sua preferencia (um que não derreta tanto) ou de goiabada
              enrrole, pincele uma gema , salpique queijo parmesão ( de saquinho mesmo) e leve ao forno
              pré- aquecido em temperatura média . Polvilhar açucar de confeiteiro nos de goiabada.















sábado, 9 de julho de 2011

Depois da chuva, o Sol !




                       Choveu bastante, mas finalmente hoje parece que veio uma trégua. O dia amanheceu
                       com um sol lindo! Mas com essa temperatura doida, abafada , peguei uma gripe.
                       Apesar do sol fiquei "de molho" em casa. Sabe como é, aqueles remedinhos de gripe
                       dão uma moleza danada. Sorte a minha que pude assistir tudo a quanto
                       foi esporte pela tv. Começando pela F1, vôlei, tênis e futebol. 
                      


                      TORTA DE RICOTA E LIMÃO




                                200grs de açucar - 150grs de manteiga em temperatura ambiente - 4 ovos
                                150grs de farinha de trigo s/fermento - 200grs de ricota - suco e raspas de
                                3 limões- sicilianos - açucar de confeiteiro.

                      Bater o açucar com a manteiga até virar um creme leve e claro. Junte as gemas e
                      continue a bater. Adicione a ricota amassada com um garfo e em seguida o suco e
                      as raspas do limão. Junte a farinha delicadamente e em seguida as claras batidas em
                      neve. Untar uma forma com 18cm de diâmetro e forre o fundo com papel manteiga.
                      Preaqueça o forno a 180º , coloque a torta e então aumente a temperatura do forno
                      para quente e deixe por 45 minutos, até dourar ligeiramente e ainda continuar macio
                      no centro. Deixe esfriar, desenforme e polvilhe açucar de confeiteiro.

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Arroz Cítrico

Um arroz diferente, perfumado, perfeito para acompanhar um camarão thaï ! O arroz é o Jasmine, e a
quantidade é calculada na base de 1/2 xícara por pessoa.
Lavar bem o arroz para tirar o amido. Refogar apenas no azeite (1 colher de sopa para cada xícara).
Coloque água fervente e que fique dois dedinhos acima do arroz e o sal. Quando começar a secar,
abaixe o fogo e deixe por 10 minutos apenas.


                  
                  Molho Cítrico

                  Raspas de 1 laranja
                  Casca de 1 limão verde cortado à Julienne
                  Casca de 1 limão siciliano cortado à Julienne
                  Suco de 1 laranja
                  Suco de 1 limão siciliano.

                  Raspe a laranja e reserve. Corte à Julienne o limão verde e o siciliano. Coloque numa pa-
                  nelinha para ferver com pouca água ( meia xícara). Escorra.  Junte então as raspas da la-
                  ranja , as tirinhas dos limões, os sucos da laranja e do limão e misture ao arroz.







                             Fica uma delícia!

terça-feira, 5 de julho de 2011

Papillote de salmão com bolinhas de batata baroa

                                                                                                                              


                LIMÃO CONFIT

                02 limões sicilianos - 02 colheres de sopa de água com açucar.
                Levar ao fogo para ferver (só um pouco!) é para que não amargue. Coar e picar. Reserve
                O limão siciliano foi cortado em Julienne.





                  MOLHO

                  03 colheres de sops de cebola roxa picada
                  02 dentes de alho picados
                  150 grs de tomates secos cortados em cubos
                  01 colher de gengibre ralado
                  02 uma colher de sopa de pimenta dedo-de-moça picada
                  02 colheres de sopa de Julienne de limão siciliano picado
                  01 colher de sopa de mel
                  01 colher de sopa rasa de cominho em pó
                  01 colher de coentro em grão ( compra-se no mercado)
                  Suco de 1/2 limão siciliano
                  250 ml de azeite extra virgem
                  Manjericão e coentro picado
                  sal
                  Misturar tudo




                    PAPILLOTE DE SALMÃO

                    4 filés de salmão de 180 grs cada
                    sal, pimenta moída na hora
                    papel celofane para churrasco - cordão para amarrar

                    Tempere o salmão com sal e pimenta. Aquecer uma frigideira com azeite. Doure leve-
                    mente o salmão (apenas um lado). Abra um quadrado de papel celofane, coloque aí
                    o salmão, cubra com o molho, amarre num pacotinho e leve ao forno pre-aquecido
                    po 8 minutos a 180º . Veja se está borbulhando. Ao retirar do forno, servir imediatamente.


                   Aí em cima ele já está dourado e para ficar mais pratico pra mim que teria de amarrá-lo
                   sozinha, coloquei o celeofane num prato fundo e então montei tudo.








               BAROA DAUPHINE


               Pate a chou

               250 ml de leite- 60ml dágua - 110 grs de manteiga - 200 grs de farinha de trigo - 03 ovos- sal

               Ferver o leite com a água. Retire da chama e coloque a farinha. Misture bem e volte ao fogo
               para deixar secar bem durante 5 minutos em fogo baixo. Apague o fogo, deixe amornar e
               acrescente os ovos, um por um, na batedeira.





                BOLINHAS DE BAROA     (MANDIOQUINHA)

               320 grs de batata baroa cozida na água com sal
               300 grs do patê a chou
               sal, açucar e páprica.
               Bata no processador de alimentos a bata baroa cozida. Junte o patê a chou e tempere. Prove.
               Corrigir o sal ( importante!)  Faça bolinhas com a ajuda de uma colher e frite no óleo com
                azeite. Retire e seque em papel toalha.
              



                    
                   PARA SERVIR

                   Retire o papillote do forno, abra com a tesoura. Coloque 2 bolinhas de baroa de lado.
                   Coma dentro do papel.








                                           
Receita  do  chef  Claude  Troigros do canal GNT