segunda-feira, 31 de dezembro de 2012
Ano Novo - Feliz 2013 !!!
imagem do Google
Pessoas Queridas!
O Panelinha da Fafah deseja a todos voces, queridos e estimados, um
Feliz Ano Novo! Que ele venha trazendo muita Paz para todos nós!
uma abraço apertado e continuem comigo nesse Ano de 2013!
mil beijos,
Fafah.
(estamos em Carneiros e a internet não está funcionando! fico devendo a foto ok!)
sexta-feira, 28 de dezembro de 2012
Bolo Estrelado
Quase igual ao do ano passado, apenas diferente na receita. Não fiquei tão satisfeita assim com a receita antiga e dessa vez mudei, acredito que pra melhor. Não leva leite e portanto dura bem fora da geladeira
mas recomendei que fosse colocado lá pois fiquei meio desconfiada com a banana como ingrediente.
Ficou um bolo perfumado, a cara do Natal pois além de tudo tem nozes, passas, frutas cristalizadas e vinho Moscatel. Por ter levado raspas de limão e laranja, ficou meio primo do panettone. Cortado em fatias bem fininhas e acompanhado de queijo do reino, é pareo durissímo para o bolo de rolo pernambucano.
Vai bem com guaraná geladinho ou espumante rosé. É só ousar!
ingredientes : 1 3/4 xícara de farinha de trigo c/fermento - 2 colheres de chá de fermento em pó - 1/2 xícara de manteiga derretida - 2/3 xícara de açucar refinado - 2 ovos grandes inteiros - 3 bananas maduras amassadas - raspas de 1 limão thaiti - raspas de 1 laranja - 1/2 xícara de vinho Moscatel (licoroso) - 1/2 xícara de noz picada - 1/4 xícara de macadâmia ou lascas de amendôas - 1/4 xícara de uvas passa 1/4 de frutas cristalizadas - pitada de sal.
Na batedereira coloquei o açucar, os ovos inteiros e a manteiga derretida e batí em velocidade alta por 3 minutos. Abaixei a velocidade e coloquei as raspas do limão e da laranja e a banana. Batí por meio minuto. Juntei o vivnho Moscatel e desliguei a batedeira. Misturei delicadamente com o fouet a farinha de trigo com o fermento e o sal e depois juntei as frutas cristalizadas, as passas, as nozes e a macadâmia.Forma untada apenas. Forno a 170ºC por 45 minutos e mais 10 minutos a 200ºC. Espetei um palito pra ver se já estava pronto. Fiz de um dia para o outro pois não posso colocar o açucar de confeiteiro se ele estiver quente.
finalização : Cortei estrelinhas numa cartolina (tamanhos diversos) e utilizei meia xícara de açúcar de confeiteiro para polvilhar. Usei para isso uma peneira e fui só dando batidinhas nela e mais nada. Não passe a colher nunca, pois fica desigual.Agora, muito cuidado para retirar as estrelinhas senão borra tudo. Usei uma pinça (higienizada). Mas se vc tiver bastante coordenação motora, use a ponta de uma faca ok!
as frutinhas secas...
açucar, manteiga e ovos... depois as raspas e
a banana e o vinho. Desliguei a batedeira.
agora entra o fouet. Delicadamente misturando tudo.
Forma apenas untada ok!
depois de assada e frio, com as estrelinhas
com o açucar de confeiteiro por cima ...
estrelinhas retiradas...
Pronto para entrar na caixa luxo com papel
celofane furtacor...
não vou cobrí-lo com o celofane, apenas fui enfiando as pontas pelas laterais. Se cobrí-lo, borra!
e aí, gostou?
obs : a caixa tem uma tampa de acetato. (nem deu pra notar na foto!)
Doce de Mãe
Fernanda Montenegro caracterizada como Dona Picucha no especial Doce de Mãe da tv Globo.
As minhas filhas acordaram hoje me perguntando : Mãe, vc assistiu ontem ao especial da Globo com Fernanda Montenegro? Vc vai ser assim, igual a ela daqui a alguns anos!
É tudo o que eu quero viu! Adorei!
Tenho tudo a ver com dona Picucha gente! Uma senhorinha esperta e carinhosa e que tem conciência da sua velhice. Toma seu banho, usa a sua lavanda e se cuida. Tem sempre a casa arrumada, mas nem de longe é uma velhinha chique que vive de plásticas e cremes. É uma senhorinha de pé no chão e ao mesmo tempo fantasiosa e que mesmo assim, vai vivendo com humor. É uma mãe especial e muito mais jovem e corajosa que os filhos. O tema envolve a 3ª idade com uma dose certa de humor, e é uma história real envolvendo reflexões e relações familiares. Rí e me emocionei! Pena não ter gravado mas vou ficar de olho quando repetirem. Eu que já era fã de Fernanda , agora fiquei mais ainda!
quinta-feira, 27 de dezembro de 2012
Panetone de Doce de Leite
Gente, eu sou uma formiga. Adoro doces!
Tá vendo aí? Panettone Supermacio Recheio Exagerado de Doce de Leite? É tudo verdade!
Ganhei de Aninha e foi do BarChef lá do novo shopping RioMar.
Delicioso! Fofo! Macio! Suculento! Irresistível!
quarta-feira, 26 de dezembro de 2012
Natal em Casa
Nossa árvore montada junto com as minhas filhas. Montamos e desmontamos juntas todos os anos.
Marília colocou a toalha, os pratos, talheres e taças.Aninha ajudou no arranjo das frutas. O resto ficou por conta de Renata que foi garimpando os objetos nos armários e montou toda a decoração dos ambientes e da mesa.
(ganhei da minha querida prima Eliane)
E em São Paulo...
Foto da ceia de Natal da minha afilhada querida Paulinha e de Rodrigo, também muito querido e que moram em São Paulo.
domingo, 23 de dezembro de 2012
Natal
Pessoas Queridas!
Um Natal Iluminado e muito Feliz!
Vamos cuidar dessa criança que nasceu hoje e deixá-la transformar os nossos corações!
Um beijo especial em cada um (a) que passou por aqui durante esse ano e que compartilhou dos meus momentos!
Panelinha da Fafah
Quisera, Senhor, neste Natal, armar uma árvore dentro do meu coração e nela pendurar os nomes de todos os meus amigos. Os que vejo a cada dia e os que raramente encontro e que de uma maneira ou de outra, passaram pela minha vida. Quisera ser eu, uma árvore de raízes profundas para que seus nomes nunca sejam arrancados do meu coração.
"Que o Natal esteja vivo dentro de vocês em cada dia do ano que se inicia e que possamos viver sempre o AMOR e a AMIZADE!"
Fafah.
sábado, 15 de dezembro de 2012
Bolo de Laranja e Banana
Essa receita caiu do céu! Andava procurando por uma receita diferente e que fosse gostosa para preparar
o bolo que costumo dar de presente no Natal. Resolví testar antes para não ter surpresinhas desagradáveis como no ano passado em que fiz um bolo sem ter testado antes, apenas por vê-lo sendo preparado na tv.
Mesmo as pessoas que o receberam dizerem que estava ótimo, eu não achei tão ótimo assim. Sou super exigente e achei que ficou seco, pesado e o pior, meio sem gosto mesmo, duro e tudo mais.
Achei uma receita bem antiga mas com ingredientes atuais, testei e gostei! (mesmo levando banana, vc nem nota que ela está alí no bolo)
1 3/4 xícara de farinha de trigo - 2 1/2 colher de chá de fermento em pó - 1/3 de xícara de manteiga -
2/3 xícara de açúcar - raspas de 1 limão tahiti - raspas de 1 laranja grande - 2 ovos inteiros -1 xícara de banana madura amassada (cerca de 2 bananas grandes ) 3 colheres de sopa devinho Moscatel -1/2 xícara de noz picada - 1/2 xícara de macadâmia picada - pitada de sal.
Primeiro aquecí o forno a 170ºC. Separei a farinha de trigo e juntei o fermento e a pitada de sal. Reservei.
Coloquei na batedeira a manteiga e o acúcar e batí até ficar a mistura clarinha. Juntei os ovos inteiros e batí em velocidade alta por 2 minutos. Ficou meio talhado, mas isso não vai mudar em nada a massa. Juntei as raspas da laranja e do limao,a banana amassada e o vinho moscatel , deliguei a batedeira e com o fouet, juntei aos poucos a farinha de trigo reservada,só misturando bem, sem bater. Juntei as nozes e a macadâmia e mexí delicadamente. Apenas untei uma forma de bolo inglês e coloquei a massa do bolo nivelando bem.
Levei ao forno por 45 minutos e depois mais 5 minutos a 250ºC. Depois de frio , desenformei.
obs: a forma usada foi a de bolo ingles e não a de pão de forma. São parecidas e a de bolo inglês é menor.
após a adição da farinha de trigo ficou tudo uniforme...
usei uma forma de silicone
bolo do Natal do ano passado
embalagem "luxo"
Risoto de Bacalhau com Leite de Côco
Já tenho várias receitas de risoto de bacalhau aqui no Panelinha da Fafah, e essa aí não tem muita coisa diferente das outras não, a não ser pela troca do vinho pelo leite de côco e tb a troca do caldo de legumes pelo tempero pronto para arroz, diluído em 750ml d´'agua fervendo. Usei dois saches e gostei bastante do resultado. Geralmente preparo o meu caldo, sem usar nada artificial, temperos frescos e tal. Mas como
hj eu tinha pressa ( acordei mais tarde do que de costume) e tive que fazer uma faxina nos armários das
louças (não podia adiar nem mais um dia !) já fui tarde para a cozinha. Graças a Deus que o bacalhau já estava dessalgado e devidamente congelado esperando a vez, ficou tudo mais fácil com essse caldinho nada
natural. Ah! e tb esquecí na hora de levá-lo à mesa da salsinha picada. Fiquei alí olhando para o prato achando algo estranho nele, meio sem colorido. Mas a fome falou mais alto e começamos a comer sem
que eu nem percebesse que era a salsinha picadinha a ausente no prato.Quando voltei com os pratos para a cozinha lá estava ela olhando pra mim! rsrsrsrs...
O básico : azeite na panela, cebola (1) em cubos, 3 dentes de alho laminados, refoguei, juntei 1 xícara de arroz arbório(sem lavar viu!), dei uma mexidinha, juntei as lascas do bacalhau e juntei o leite de côco.
Misturei bem o leite de côco (1 garrafinha) e juntei a metade do caldo para arroz ...
Agora é só ficar mexendo de vez em quando para o arroz soltar o amido e deixar tudo cremoso. Dez minutos mexendo e depois coloquei o restante do caldo, abaixei o fogo e mexí por mais dez minutos.
Provei e corrigí o sal. Desliguei o fogo com a panela ainda com bastante caldo e deixei por 3 minutos com a panela tampada.
Ao desligar...
(tampar a panela!)
e 3 minutos depois ele estava assim, prontinho para servir.
Uma dica importante : cozinhe numa panela bonita que vá à mesa, pois assim vai conservá-lo mais quentinho. Se a gente colocá-lo numa travessa, esfria logo ok!
quinta-feira, 13 de dezembro de 2012
Pãozinho de Cheddar
Saíram do forno agora mesmo. Nham, nham, fui logo comendo um, dois, tres, quatro, aff! uns dez! Sem exagero nenhum, ninguem resistiu ao pãozinho de cheddar! Metade da receita e me rendeu 75 . Daria 150 se fosse a receita inteira. Imagine então numa festinha! Melhor é que tive umas idéias ótimas de como fazê-lo da próxima vez : com gorgonzola,ou bacon, ou cebola,ou alho,ou mortadela... Não sei ainda se a gente pode congelar antes de assar. Vou testar. A massa é ótima e mesmo usando um pacote de manteiga na massa, não ficou gorduroso, ficou assim sequinho como se vê na foto. Mágico!!!
receitinha : 4 xícaras de farinha de trigo - 1 colher de sopa de açúcar - 2 colheres de sopa de fermento em pó - pimenta moída - 1 colher de chá de sal - 1 pacote de manteiga gelada s/sal - 1 xpicara de queijo cheddar ralado - 1 cx de creme de leite.
Juntei os ingredientes secos, misturei tudo e juntei os cubos de manteiga gelados. Fiz uma farofa.
Juntei o cheddar...
Cortei com uma xícara pequena de café
Passei manteiga derretida por cima com um pincel
e passei no parmesão ralado.
Forno a 230ºC por 20 minutos apenas.
Assinar:
Postagens (Atom)