Acho que todo mundo tem uma receita de bacalhau, digamos, "infalível" ! Quando criança , me acostumei a comer bacalhau toda semana. A minha mãe sabia prepará-lo divinamente, tanto na forma de saladas, fritadas, pudins e ao molho de côco. Então eu ficava olhando alí quietinha, prestando atenção a tudo . Lembrei dessa maneira como era praparado lá em casa. A única diferença era que minha mãe colocava queijo parmesão de saquinho por cima. O azeite de 1ª, Galo!
Mas queridas amiguinhas, o bacalhau de antigamente em nada se parece com o que encontramos nos supermercados. Os de "antigamente" eram muito mais saborosos, gosto autêntico! Mesmo escaldado
várias vezes, permanecia o gosto de bacalhau. Hoje toda merluza e tilápia, viram bacalhau!
Essa receita de hoje é muito fácil, consiste basicamente num purê de batatas com um bacalhau desfiado e refogado no mais puro azeite com cebolas, em camadas e uma cobertura de claras em neve, farinha de rosca e parmesão ralado. Gratinar e pronto! Vamos lá?
1 kg de bacalhau escaldado (reserve a água para cozinhar as batatas) - 6 batatas cozidas e espremidas
1 cx de creme de leite - 2 gemas -2 claras- 1 cebola ralada - 1/2 xícara de azeite de oliva - 4 colheres de sopa de queijo parmesão ralado - 4 colheres de sopa de farinha de rosca - azeitonas para finalizar.
Coloquei o bacalhau na água e deixei na geladeira de um dia pro outro. Escorrí e troquei a água por 3 vezes.
Coloquei numa panela com água e levei ao fogo para escaldar até ferver. Desliguei o fogo e escorri e reservei a água da fervura para cozinhar as batatas.
Depois de frio, desfiei groseiramente o bacalhau e reservei. Depois de cozidas as batatas, passei pelo espremedor e juntei as 2 gemas. Misturei bem e juntei a caixinha de creme de leite. Provei e corrigí o sal se necessário. Ralei uma pimentinha também e reservei .
Coloquei o azeite numa frigideira e dourei a cebola. Juntei o bacalhau e mexí pra lá e pra cá. Reservei. Untei um refratário com margarina e polvilhei farinha de rosca. Coloquei a metade do purê e também o bacalhau todo por cima. Cobrí com o restante do purê. Batí as claras em neve firme, juntei delicadamente a farinha de rosca e o parmesão e fiz uma camada por cima do purê. Levei ao forno préaquecido apenas para dourar.
Retirei e coloquei então as azeitonas como decoração. A casquinha de cima fica crocante, deliciosa!
Refogando o bacalhau
Purê já prontinho
Uma camadinha do purê por baixo
bacalhau refogado por cima
Última camada de purê por cima...
Claras em neve firme com a farinha de rosca e queijo parmesão ralado na hora, misturados delicadamente.
Pronto pra entrar no forno...
Saindo do forno e enfeitado com azeitonas pretas...
Servido com um arroz escorrido branquinho e azeite para fnalizar.