A galinhada foi preparada para conter a impaciência de Marido,já alucinado com o cheiro dos pequís por toda a casa.Ele queria um Baião, mas para isso seria necessário comprar o feijão e carne de sol para a paçoca. Fui de galinha com pequí e recebí um sorriso daqueles após a primeira garfada - Vc se superou! Ficou melhor que o baião-de-dois!!!
Usei um frango de 1,5 kg. partido pelas juntas, cada metade do peito partida em 3 pedaços, passei limão e escaldei (para tirar aquele cheirinho do frango). Escorrí e coloquei numa panela grande antiaderente e reservei. Coloquei no fogo uma chaleira com 1 l d'água pra ferver. Piquei dois tomates, 1 cebola média, 3 dentes de alho, salsa e cebolinha picadinha e juntei 1 colher de sopa rasa de açafrão- da- terra, 3 colheres de sopa de vinagre, tantinho de cominho (adoro!), 3 colheres de sopa de molho de tomate, 1 colher de chá de sal, pimenta moída e pronto. Botei tudo isso lá dentro da panela do frango, sem refogar. Misturei tudo muito bem,
agora sim, liguei o fogo e NÃO COLOQUEI ÁGUA!
Juntei 12 caroços de pequí, fui misturando pra lá e pra cá e quando começou a ferver, juntei 500ml dágua fervendo. Deixei no fogo alto por 10 minutos, abaixei o fogo e juntei 2 xícaras de arroz arbório e mais 500 ml dágua fervendo. Misturei bem mesmo, virando pra deixar o arroz por baixo, tampei a panela e abaixei
o fogo. Após 20 minutos, o frango estará cozido e ao todo foram 30 minutos no fogo ok? Deixei a panela tampada só abrindo na hora de servir.
a hora do arroz arbório..
Essa "cor maravilhosa" foi obtida com o açafrão-da-terra. Estou adorando colocá-lo no arroz, frango, peixe,molhos etc. Experimenta pra ver! Se vc não tiver o pequí, tem nada não, pois vai ficar tão bom quanto viu!
para melhorar ainda mais, a pequizada
e o queijo de coalho frito
(trilha sonora Don't Wake Me Up ,Chris Brown) a d oo o o r o essa música!
Don't wake me up, up, up, up, up
Don't wake me up, up, up, up, up
Don't wake me up, up, up, up, up
Don't wake me up
Don't wake me...