Pages

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Risoto de Linguiça


Nosso jantar tradicional da quinta-feira foi na praia e lá não conto com tantos  ingredientes assim ficando só com as coisinhas guardadas na geladeira e reconheço que não tenho  lá muita disposição de pegar o carro e ir no centro comercial (ah! o ar da praia é relaxante, aquelas coisas!)
Fiz então um balanço do que eu tinha : um pacote de camarão cinza grande (Terezinha querida, obrigada viu!) um pacote de linguiça calabreza fininha, meio pacote de arroz arbório, uma garrafa de vinho tinto aberta ( eba!para o risoto de linguiça!), salsinha, cebolinha, cebola roxa, manteiga e lá no armário para nossa alegria (eu e Marido) uma garrafa de Petit Chablis - Récolte 2009. Duas maçãs para a sobremesa completou o "banquete".

Para 2 porções:
                    1 xícara de arroz arbório-750 ml de caldo de legumes - 1/2 cebola roxa picadinha -        porção de salsinha  picadinha - 1 colher de sopa de manteiga - 1/2 copo de vinho tinto -2 linguiças calabrezas fininhas trituradas.


                                           Caldo de legumes fervendo...

                                               Cebola roxa picadinha dourando na manteiga

                      Refogando : linguiça, arroz e o vinho tinto na cebola com manteiga. A seguir colocoquei 4 conchas do caldo de legumes , abaixei o fogo. Quando começou a secar, mais 4 conchas. Não coloquei sal. A linguiça já é bastante salgada! No final ainda coloquei mais 4 conchas finais de caldo e pronto. A última coisa a entrar na panela foi a salsinha picadinha. Desliguei o fogo e arrumei  o risoto no prato.

                                           Pratinho da Fafah.

2 comentários:

  1. Oi Fafah!!!! Fiz este risoto e ficou uma delicia! Agora, acrescentei um pouco de catupiry. Ficou melhor ainda! Experimente....Obrigada pela receita!

    ResponderExcluir
  2. Olá Carol!

    Sim, deve ter ficado delicioso com o catupiry.
    Recomendo tb uma mistura inusitada tal como um pouco de molho madeira.A gente vai inventado e de repente dá certo!

    ResponderExcluir