Alô queridas e queridos!
A primeira vez que ví a receita do Dadinho, foi no antigo blog Rainhas do lar das minhas queridas amigas Katita (Pitéu) e da Faby (Pimenta do Reino). Numa viagem à São Paulo, Katita havia conhecido o restaurante Mocotó do chef Rodrigo Oliveira e aí colocou lá no antigo Rainhas a receita e bombou.
Já fiz várias vezes e nada combina mais com cerveja e caipiroska do que esses dadinhos.
Então pensei logo neles para espetar aqueles garfinhos "Luxo" que ganhei da Caiê. Estava devendo uma receita e estou pagando com "estilo".
Apenas 3 ingredientes : leite (500ml) - queijo coalho(250grs) - tapioca (250grs)
Pra gente daqui de Pernambuco que não conhece a tapioca em floquinhos, apresento então:
(não é aquela goma de tapioca não viu!)
Então, levei o leite na panela média pra ferver e enquanto isso ralei o queijo na parte grossa do ralo.
E quando ferveu o leite abaixei o fogo e coloquei primeiro a tapioca, mexí por meio minuto e em seguida juntei o queijo de coalho ralado.
Provei o sal (cuidado, o queijo já é salgado!) e ralei pimenta
pra acentuar o sabor. Fiquei mexendo por 3 minutos, fica meio visguento mas depois fica mais homogêneo. Desliguei e colocoquei num refratário untado com óleo.
Espalhei e levei direto para o
freezer (tinha pressa!) Deixei por 2 horas, retirei e partí em cubos, como dadinhos.
Fritura: Panela pequena alta, bastante óleo quente.
Fafah, eu sou meio estabada em frituras, me ajuda? Eu frito como? pouco óleo? panela pequena? pode ser em frigideira e usando só um fiozinho de azeite? pode usar manteiga?Adorei a receita!
ResponderExcluirBeijos!
Oi Selma!
ResponderExcluirFicou faltando a foto da fritura. Vou colocá-la lá no passo a passo.
Geralmente uso uma panela pequena com bastante óleo quente. Daí abaixo o fogo quando os dadinhos entram. É tudo bem rápido, é só pra dar uma cor
dourada sem pretecer, eles já estão cozidos. Não coloco muitos não pois eles gostam de grudar uns nos outros. Vou rirando de lado e pronto. Apesar de fritos, eles ficam bem sequinhos.
bjs))))))))))))))))
Fafah!
ResponderExcluirEstou de volta depois de uma temporada de mergulhos por Fernando de Noronha. Estive aí em Recife, mas somente um dia e foi tão corrido que nem me atrevi a anunciar!rs
Adorei esta receita de dadinhos. Comi algo parecido no Restaurante Mergulhão(ops!)lá em Noronha, mas lá eles chamam de queijo coalho bronzeado e acrescentam mel de engenho e raspas de limão!!DIVINO!!
Vou tentar fazer a receita!
Adorei ver os palitinhos!!!
Bjão
Âlô Flávia!
ResponderExcluirAí que bom ter ido mergulhar lá em Noronha!
Tudo a ver né não, mergulho, Mergulhão... e ainda tem o restaurante, tb
Mergulhão (tem a ver ou é coincidência o nome?)
Gostou dos dadinhos? bonzinho, bonzão!
bjs e Feliz Páscoa!
O Restaurante é pura coincidência!rs . Alias tem varias coisas em Noronha que levam meu sobrenome...Restaurante, barcos da Operadora Águas Claras, me sinto em casa!
ExcluirComprei a Tapioca, mas quando vi era a goma!!hahahaha...Vou inventar outra coisa agora!
Bjão e aguardando o mimo!!!
Flavinha,
ResponderExcluirNão é daquela goma de tapioca que a gente come por aí não, são os floquinhos de tapioca, nem sei porque desse nome parecido(igual, bem-dizendo), mas acredito que vc encontre fácil aí pois a marca é YOKI. Repete e depois me conte! Vc pode congelar tranquilamente e ir fritando aos poucos.
bjs